ACOMPANHAMENTO

Intérprete de Libras acompanha o primeiro parto de mãe surda

Intérprete de Libras acompanha o primeiro parto de mãe surda

Lucas veio ao mundo antes da hora, com 38 semanas e cinco dias, e nasceu de parto normal

Lucas veio ao mundo antes da hora, com 38 semanas e cinco dias, e nasceu de parto normal

Publicada há 1 ano

A mãe Iris junto ao filho Lucas: acompanhamento de intérprete de Libras. Foto: Reprodução / SBT Interior

Da Redação / SBT Interior / Karol Granchi

Profissionais da rede pública de saúde de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, se mobilizaram para fazer o parto de uma gestante surda, de 36 anos. O fato chamou a atenção por ser esporádico na cidade.

Na manhã desta sexta-feira (6), Iris Jaqueline Stort entrou em trabalho de parto na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lealdade e foi encaminhada para a Santa Casa. Ela estava com a intérprete de Libras Emily Ribeiro, que a acompanha deste o pré-natal. 

O bebezinho Lucas foi apressadinho e veio ao mundo antes da hora, com 38 semanas e cinco dias, e nasceu de parto normal. Ele é terceiro filho de Iris, mas o primeiro a nascer acompanhado por uma tradutora.

A mãe e toda equipe médica se emocionaram. Este foi o segundo parto que a tradutora de Libras, Emily, participa. 

A Secretaria de Saúde de Rio Preto conta com dois profissionais que acompanham cerca de 300 surdos aos serviços de saúde, fazendo a comunicação entre médico e paciente, garantindo a acessibilidade e compreensão dos tratamentos oferecidos, desde uma simples consulta ou exames, até cirurgias mais complexas.

O acompanhamento de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a gestantes desde o pré-natal até o parto é garantido pelo Projeto de Lei (PL) 427/2019, que define que os estabelecimentos privados e públicos de saúde do Estado de São Paulo, que ofereçam serviços ginecológicos e obstétricos, deverão ter em seus quadros pelo menos um profissional de enfermagem ou médico habilitado em Libras para acompanhar a consulta pré-natal e o trabalho de parto da pessoa com deficiência auditiva gestante.

O PL é de autoria do deputado Thiago Auricchio (PL) e foi aprovado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de SP (Alesp), em agosto de 2021.

(Colaborou Joice Cremonesi).

Fonte: https://sbtinterior.com/

últimas