IMUNIZAÇÃO

Fernandópolis: Vacinação de meningo C termina em fevereiro para profissionais da Saúde

Fernandópolis: Vacinação de meningo C termina em fevereiro para profissionais da Saúde

Unidades de Saúde e Central realizam a imunização para trabalhadores que ainda não tomaram a dose

Unidades de Saúde e Central realizam a imunização para trabalhadores que ainda não tomaram a dose

Publicada há 1 ano

Da Redação

A vacinação contra a meningite continua disponível para todos os profissionais de Saúde em Fernandópolis. A campanha está em vigor pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). É importante que os trabalhadores não vacinados recebam a dose o mais rápido possível, pois a vacinação estará disponível somente até o mês de fevereiro de 2023.

As unidades de Saúde e a Central da Saúde têm vacinas disponíveis para esse grupo de trabalhadores, podendo ser vacinados aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, tanto os profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. 

A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde (atuando em campo de estágio, na assistência).

SERVIÇO: HORÁRIO DE VACINAÇÃO 

Unidades de Saúde - das 08h às 16h

Central da Saúde das 08h às 14h

De segunda a sexta-feira.

IMUNIZAÇÃO EM CRIANÇAS

Crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina na idade indicada, também devem ser imunizadas. A vacina meningocócica C (Conjugada) está implantada na rotina de vacinação para esse público com o seguinte esquema vacinal: duas doses, aos três e cinco meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias e um reforço, preferencialmente aos 12 meses. 

SOBRE A MENINGITE

A Neisseria meningitidis (meningococo) é uma das principais bactérias causadoras de meningite. Os indivíduos podem variar do quadro de portadores assintomáticos da bactéria ao desenvolvimento da doença meningocócica (DM) podendo essa ser fulminante. Devido a sua gravidade, evolução rápida e potencial de causar epidemias, a DM é tida como um problema de saúde pública, sendo uma importante causa de morbimortalidade no mundo, em especial nas crianças menores de cinco anos de idade. A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a doença.

Fonte: Secom de Fernandópolis

últimas