INTERCÂMBIO

Augusto Gazola, da Etec de Fernandópolis, embarca para os EUA

Augusto Gazola, da Etec de Fernandópolis, embarca para os EUA

Estudante fernandopolense desenvolve drone para entrega de soro antiveneno

Estudante fernandopolense desenvolve drone para entrega de soro antiveneno

Publicada há 1 ano

Augusto Gazola, da Etec de Fernandópolis e Nathaly Shige, da Etec Martin Luther King (Capital) I Foto: Divulgação‌

Da Redação

Alunos de duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) embarcam nesta sexta-feira (13) para Washington D.C., nos Estados Unidos, pelo Programa Jovens Embaixadores. Nathaly Shige Silva, da Etec Martin Luther King, da Capital, e Augusto Eredia Aiello Gazola, da Etec Prof. Armando José Farinazzo, localizada em Fernandópolis, estão entre os 50 estudantes selecionados pelo Departamento de Estado norte-americano. Ao desembarcarem no País, eles seguirão para outras cidades pelo período de duas semanas.

Com coordenação da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o programa oferece intercâmbio nos Estados Unidos para alunos do Ensino Médio da rede pública com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social. A seleção é feita por meio de prova escrita e oral em inglês e análise de currículo. Para serem aprovados, os jovens têm que comprovar participação em uma ou mais iniciativas de empreendedorismo/impacto social.

Nathaly é uma das fundadoras do D&D Girl Up Club, organização que tem a missão de lutar por uma vida melhor para meninas e mulheres de classes economicamente desfavorecidas. Nas mídias sociais, produz conteúdo sobre igualdade de gênero e cria campanhas de conscientização e mobilização sobre essas temáticas. Além disso, o grupo participa de movimentos políticos no Brasil e em São Paulo.

Já Augusto está envolvido no desenvolvimento de um drone para entrega de soro antiveneno. Como a demora em receber esse tipo de antídoto costuma ser fatal, ao lado de colegas de classe, desenvolveu uma solução para agilizar a entrega e diminuir o índice de mortes, que chega a mais de 200 por ano no Brasil, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

O Programa Jovens Embaixadores prevê o custeio das seguintes despesas:

• Passagem aérea;

• Seguro-viagem;

• Transporte terrestre;

• Hospedagem;

• Alimentação;

• Custos referentes à solicitação de visto de entrada nos Estados Unidos;

• Transporte local para a participação nas atividades oficiais;

• Implementação e coordenação do programa nos Estados Unidos;

• Kit com material promocional do Jovens Embaixadores.

Na terça-feira (10), os jovens viajaram para Brasília, onde estão reunidos com outros participantes para receber todas as orientações pré-embarque. A dupla foi recepcionada em um encontro com a vice-chefe da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Michelle Esperdy.

Os estudantes participaram de diversas atividades e receberam informações detalhadas sobre o programa, além de terem a oportunidade de tirar dúvidas e interagir com Jovens Embaixadores de edições anteriores. Outro item da programação foram as entrevistas para obtenção do visto norte-americano.

Expectativa dos alunos

Augusto confessa estar muito ansioso para participar do programa, já que foi selecionado anteriormente para o grupo que embarcou em julho de 2022, mas não conseguiu viajar por problemas de saúde. “A equipe da Embaixada foi muito acolhedora e garantiu minha vaga e de mais duas participantes. O meu esforço valeu a pena e a minha expectativa é muito alta. Acredito que vai ser uma experiência inesquecível.”

Nathaly também está animada para o dia do embarque e por tudo o que espera vivenciar durante o Jovens Embaixadores. “Quando chegamos em Brasília, percebemos a dimensão do programa. Será uma grande oportunidade. Estou ansiosa para conhecer melhor os outros participantes e curiosa sobre o que posso aprender ainda mais sobre liderança e empreendedorismo.”

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza

últimas