ENERGIA

Com chuvas, AES abre comportas da Usina de Água Vermelha

Com chuvas, AES abre comportas da Usina de Água Vermelha

Nível do reservatório subiu de 29% para 54%

Nível do reservatório subiu de 29% para 54%

Publicada há 1 ano

Momento em que as comportas de Água Vermelha são reabertas. Imagem: Print Screen / Facebook

Da Redação

Comportas da Usina de Água Vermelha são abertas após reservatório atingir 50%

As comportas da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha foram abertas na manhã desta sexta-feira, 13/01/2023.

A confirmação é da AES Brasil que informa que as comportas entraram em sistema de dinâmica de movimentação (abertura e fechamento), num protocolo comum para os períodos chuvosos.

A ação está em conformidade com as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A empresa reforça que mantém monitoramento permanente e que a estrutura da barragem se encontra íntegra e segura, com a usina operando normalmente.

As comportas a Usina de Marimbondo, outra hidrelétrica situada no Rio Grande, no município de Fronteira-MG, também foi reaberta após sete anos. A última vez havia sido em 17 de janeiro de 2016.

Reservatório

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), os níveis das usinas hidrelétricas do Rio Grande estão da seguinte forma: Mascarenhas de Moraes, 84,53%; Furnas, 87,61% e Água Vermelha, 54,42%.

Anteriormente à chegada das constantes chuvas, em novembro do ano passado, o nível de Marimbondo estava em 33,51%; M. Moraes, em 77,96%; Furnas, em 55,07% e A. Vermelha, 29,02%.

O Rio Grande

Com o considerável volume de chuvas dos últimos dias em Minas Gerais, o Rio Grande, que tem 1.360 km de extensão, atinge, nesse momento, nível de 71,57%.

 A nascente do Rio Grande está localizada no local conhecido como Alto do Mirantão, Serra da Mantiqueira, em Bocaina de Minas. Em seguida, o rio percorre 1.360 km até encontrar o Rio Paranaíba, no município de Carneirinho, no Triângulo Mineiro, onde recebe o nome de Rio Paraná.

últimas