DESASSOREAMENTO

Iniciada a última fase de desassoreamento da Represa Municipal

Iniciada a última fase de desassoreamento da Represa Municipal

A previsão é concluir a retirada dos sedimentos em 04 meses

A previsão é concluir a retirada dos sedimentos em 04 meses

Publicada há 1 ano

Maquinários trabalham na restauração do espelho d´água. Foto: Divulgação / Secom de Fernandópolis

Da Redação

A nova e última fase de desassoreamento da represa municipal, ao lado do complexo esportivo do ‘Beira Rio’, na avenida Augusto Cavalin foi iniciada nos últimos dias. O principal objetivo da obra é restaurar o espelho d’água nas condições próximas das originais.

A finalização da recuperação da represa envolverá três frentes de trabalhos distintos, sendo elas: escavação dos sedimentos das áreas secas, que falta apenas 10% para ser concluída; dragagem dos sedimentos das áreas úmidas, que consiste retirar os sedimentos úmidos do leito da represa, processo realizado com draga, escavadeira e caminhões. Por fim, a limpeza das plantas aquáticas ‘macrófitas aquáticas’, que será realizado com um ancinho tracionado por guindaste acoplado em trator e transportado para o Ecoponto de galhos da Prefeitura.

Nos primeiros dias do mês o trabalho foi implantar o canteiro de obras constituído de adequação de acessos às máquinas e a construção das caixas de drenagem na represa, além da construção dos acessos no local de recepção dos sedimentos. A previsão é concluir a retirada dos sedimentos em 04 meses. Ao todo já foram retirados cerca de 153 mil metros cúbicos de sedimentos e espera-se retirar ainda de 40 a 60 metros cúbicos.

Fonte: Secom de Fernandópolis


últimas