SAÚDE

Meningite: confirmado casos em Fernandópolis, Macedônia e Ouroeste

Meningite: confirmado casos em Fernandópolis, Macedônia e Ouroeste

Há ao menos três casos ativos de meningite nas cidades da microrregião

Há ao menos três casos ativos de meningite nas cidades da microrregião

Publicada há 1 ano

Ivan Veronesi, secretário municipal da Saúde de Fernandópolis

Da Redação

Há ao menos três casos ativos de meningite nas cidades da microrregião.

Uma criança residente em Fernandópolis, com 12 anos de idade, está internada no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto. Ela foi internada inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, passou por atendimento particular em Votuporanga e retornou à UPA, de onde foi encaminhada para o HCM.

Outros casos confirmados envolvem pacientes adultos. Um deles é residente de Ouroeste e o outro de Macedônia. Ambos estão internados na Santa Casa de Fernandópolis.

As informações foram do secretário municipal de Saúde de Fernandópolis Ivan Veronesi.

O estado de saúde dos três pacientes não foi divulgado.

A doença

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

Meningite bacteriana

Entre as meningites bacterianas, a Doença Meningocócica (DM) continua sendo o principal objetivo da vigilância das meningites, em função da morbimortalidade e da transcendência da doença.

Doença Meningocócica (DM)

A doença meningocócica é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos, classificados de acordo com o antígeno polissacarídeo da cápsula. Os mais frequentes são o A, B, C e o Y e W. A transmissão ocorre através do contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.

Em crianças acima de 1 ano e adultos, os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca, convulsões e/ou manchas vermelhas no corpo. Em crianças abaixo de 1 ano, os sintomas podem não ser tão evidentes.

Meningite viral

As meningites virais são aquelas causadas por vírus e, em 85% dos casos os enterovírus são responsáveis pela doença. É caracterizada por um quadro clínico com evolução autolimitada e benigna. Não há tratamento específico, geralmente requer apenas a terapia de suporte. As manifestações clínicas assemelham-se às viroses em geral.

Medidas de prevenção e controle

A principal medida de controle a ser desencadeada nas Doenças Meningocócicas (DM) para reduzir o contágio e, consequentemente, o número de casos, é a notificação e investigação oportuna da suspeita para a pronta administração da quimioprofilaxia aos contatos próximos do caso suspeito.

Em situações específicas de surto de DM, pode ser considerada a vacinação, desde que o sorogrupo que está causando o surto seja conhecido e se tenha a vacina disponível. A decisão de vacinação em um surto é acordada entre as três esferas de governo.

Outras medidas importantes são:

Higienização das mãos;

Higienização do ambiente;

Ventilação do ambiente;

Cuidado com os alimentos.

Com informações: Secretaria de Saúde RS

últimas