SAÚDE

NASF promove ações da campanha ‘Janeiro Branco’ nas UBS’s e OSC´s

NASF promove ações da campanha ‘Janeiro Branco’ nas UBS’s e OSC´s

Encontros propõem com o público uma rápida autoavaliação e reflexão sobre o novo ano

Encontros propõem com o público uma rápida autoavaliação e reflexão sobre o novo ano

Publicada há 1 ano

Saúde mental, com ênfase na autonomia e protagonismo. Foto: Secom de Fernandópolis

Da Redação

A Secretária Municipal da Saúde, por meio do NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família – está desenvolvendo um importante trabalho para lembrar a ‘Janeiro Branco’ também nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde e Organizações da Sociedade Civil do município.

Os encontros realizados desde o início de janeiro propõem com o público uma rápida autoavaliação e reflexão sobre as possibilidades para o ano que se inicia, destacando a autonomia e o protagonismo como uma das formas de cuidar da saúde mental.

Entre as Osc´s participantes, a ação tem como destaque atender unidades que acolhem jovens, idosos e pessoas com deficiência, propondo a esses públicos momentos de reflexões, orientações e dinâmicas. 

“Janeiro é o mês de conscientização sobre os cuidados com a mente e por ser o início de um novo ciclo é também tempo propício para avaliarmos como foi o ano que encerrou e tentarmos planejar, traçar algumas metas para esse ano que inicia. Desta forma consideramos esse projeto de grande importância para todos”, comentou Ana Carolina Collaço, coordenadora do NASF. 

SOBRE “JANEIRO BRANCO”

Com o tema ‘Janeiro Branco: Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida’, a campanha realizada anualmente visa chamar a atenção de toda população para este assunto que influencia diretamente a vida das pessoas. A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.

O NASF de Fernandópolis destaca que o sofrimento não tratado pode evoluir para a piora dos sintomas e desenvolvimento de transtornos mentais e físicos. Por isso, é fundamental a busca por ajuda profissional quando a pessoa se sentir invadida por sentimentos negativos que impedem o planejamento de um bom ano e que afete a sua qualidade de vida. As unidades básicas de saúde de referência do município e os serviços de saúde mental estão à disposição para atender.

Fonte: Secom de Fernandópolis

últimas