SAÚDE

Santa Casa de Araçatuba realiza captação de órgãos em paciente de 21 anos

Santa Casa de Araçatuba realiza captação de órgãos em paciente de 21 anos

A doadora teve morte encefálica constatada no final da tarde de ontem

A doadora teve morte encefálica constatada no final da tarde de ontem

Publicada há 1 ano

Da Redação

A Santa Casa de Araçatuba realizou nesta quarta-feira (25/1), a segunda captação de órgãos do ano. A doadora, foi uma paciente de 21 anos, que residia em Araçatuba. A captação foi coordenada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). 

A doadora teve morte encefálica constatada no final da tarde de ontem (24/1). Ela foi internada na UTI Adultos no dia 22 de janeiro, em quadro clinico grave decorrente de isquemia cerebral.

Com a constatação da morte encefálica os familiares autorizaram a doação dos órgãos.

Foram captados fígado, por equipe de um hospital de São Paulo; rins, por equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto; e córneas, pelo enfermeiro Matheus Tonon que integra da equipe da CIHDOTT.

A captação foi iniciada às 13h45 e concluída às 15h45. A equipe que captou o fígado utilizou avião da FAB (Força Área Brasileira) e na saída do órgão do hospital até o Aeroporto Dario Guarita, o carro da equipe médica foi escoltado por batedores da Guarda Municipal de Araçatuba para facilitar a mobilidade no percurso.

Os órgãos serão transplantados em pacientes que estavam na fila de espera e com compatibilidade com a doadora. A localização e encaminhamento desses pacientes é realizada pela Central Nacional de Transplantes.


Fonte: www.santacasadearacatuba.com.br

últimas