NOVIDADE

WhatsApp libera Comunidades; recurso permite enviar mensagem a 5 mil pessoas

WhatsApp libera Comunidades; recurso permite enviar mensagem a 5 mil pessoas

A ferramenta havia sido anunciada durante o período eleitoral

A ferramenta havia sido anunciada durante o período eleitoral

Publicada há 1 ano

WhatsApp lança Comunidades no Brasil; veja como usar (AP Photo/Patrick Sison, File)WhatsApp lança Comunidades no Brasil; veja como usar - Foto: AP Photo/Patrick Sison, File

Da Redação

O WhatsApp começou a liberar sua ferramenta Comunidades para os usuários brasileiros. O recurso permite criar grupos de transmissão de até 5 mil pessoas. A ferramenta havia sido anunciada durante o período eleitoral, no entanto, seu lançamento foi adiado supostamente para evitar que fosse usada na disseminação da fake news.

Com o novo recurso é possível adicionar até 50 grupos, ou 5 mil pessoas, em um único chat, chamado de uma Comunidade. A ideia é reunir pessoas que tenham o mesmo interesse, como pais de alunos de uma determinada escola, membros de uma congregação religiosa, moradores de um condomínio ou funcionários de uma empresa.

Como criar uma Comunidade

Por enquanto a ferramenta não foi liberada para todos os usuários. Para aqueles que já receberam a atualização, é possível criar uma Comunidade. Veja como:

1- "Mais opções (três pontinhos) no Android, ou em "Nova Conversa" no iPhone;

2- "Nova comunidade" para os usuários de Android. Para os usuários de iPhone é necessário clicar em "Começar" depois da opção;

3- Crie um nome, a descrição e coloque a foto;

4- Clique na seta verde (Android) ou em "Seguinte" no iPhone para começar a adicionar pessoas ou grupos na Comunidade.

WhatsApp e Fake News

Desde a eleição de 2018 especialistas alertam para o uso dos mensageiros nas transmissões de fake news no Brasil. Para a eleição de 2022, as empresas de mídia social entraram em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral para impedir a disseminação de informações falsas.

No entanto, o recurso Comunidades não teria feito parte do acordo com o órgão judiciário e a decisão de adiar o seu lançamento fez parte de uma estratégia global da empresa. Em agosto, a Meta, empresa por trás do WhatsApp, afirmou que só lançaria o recurso em 2023 no Brasil.

últimas