AGRO

FAESP: maior do País, produção paulista de cana-de-açúcar é estimada em 308 milhões de toneladas, com alta de 3,2%

FAESP: maior do País, produção paulista de cana-de-açúcar é estimada em 308 milhões de toneladas, com alta de 3,2%

Precipitações retornam aos níveis normais para o período; em comparação ao levantamento anterior, houve um crescimento de 8,7% nas previsões

Precipitações retornam aos níveis normais para o período; em comparação ao levantamento anterior, houve um crescimento de 8,7% nas previsões

Publicada há 1 ano

Da Redação

A produção paulista de cana-de-açúcar para a safra 2022/23, a maior do Brasil, é estimada em 308,1 milhões de toneladas, volume 3,2% superior ao do ciclo anterior (298,5 milhões). Em comparação ao levantamento anterior, realizado em agosto de 2022, houve um aumento de 8,7% nas estimativas para a produção. Os dados do terceiro levantamento, relativos a dezembro de 2022, foram elaborados pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

"As precipitações retornaram aos níveis normais para o período, contribuindo para o bom desenvolvimento das lavouras. É uma boa notícia para os produtores e a economia paulista e brasileira. Afinal, o estado é o principal produtor do País", afirma o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles. Após São Paulo, o segundo maior estado produtor no país é Goiás, com produção estimada de 71 milhões de toneladas. Em terceiro lugar vem Minas Gerais, com estimativa de 68 milhões de toneladas.

A área colhida no estado sofreu retração de 1,4% frente à safra anterior e soma 4,15 milhões de hectares. Apesar disso, o clima favorável possibilitou um ganho de 4,7% em produtividade, que atinge 74.295 kg/ha neste ciclo. Entretanto, embora superior à safra passada, essa produtividade ainda é muito menor que a alcançada em safras típicas, onde já se observaram rendimentos acima de 80 ton/ha.

Na indústria, a expectativa é de que a produção de açúcar cresça 3,8%, passando de 21,4 milhões de toneladas da última safra para 22,2 milhões de toneladas neste ciclo. Para o etanol, houve redução de 1,9% no volume produzido, que soma 11,7 bilhões de litros. Desse total, 5,5 bilhões de litros correspondem ao etanol anidro, que registra alta de 3,0%, e 6,2 bilhões de litros ao etanol hidratado, que apresenta queda de 5,9% nesta temporada.

O excesso de umidade no campo elevou o grau de impurezas no caldo da cana-de-açúcar, o que resultou em prejuízos à qualidade do produto. Assim, o Açúcar Total Recuperável (ATR) total, avaliado em 41,2 milhões de toneladas, apresenta queda de 4,4% frente a 2021/22, e o ATR médio, equivalente a 134kg/ton. cana, diminuiu 3,2% nesse mesmo período.

Os levantamentos de campo da CONAB são realizados entre a penúltima e última semana do mês anterior ao de publicação do relatório. O próximo levantamento para a safra de cana-de-açúcar 2022/23 será publicado em abril, ao final do ciclo, trazendo informações de fechamento e dados consolidados para o setor.

Brasil 

Para a safra brasileira de cana-de-açúcar, o terceiro levantamento indica uma produção de 598,3 milhões de toneladas, superior em 3,38% ou 19,6 milhões de toneladas em relação ao último ciclo. Embora tenha havido retração na área plantada, principalmente em função da competitividade com culturas anuais, as expectativas para a produtividade são positivas, visto que as geadas e as estiagens, apesar de presentes nesta safra, foram de menor intensidade. A projeção é de que a área plantada alcance 8,3 milhões de hectares (queda de 0,5%) e a produtividade, 72.026 kg/ha (alta de 3,9%).

 

últimas