SAÚDE

NASF promove ações da campanha ‘Janeiro Branco’ nas UBS’s

NASF promove ações da campanha ‘Janeiro Branco’ nas UBS’s

Os encontros estão sendo realizados desde o início de janeiro

Os encontros estão sendo realizados desde o início de janeiro

Publicada há 1 ano

Encontros propõem com o público uma rápida autoavaliação e reflexão sobre o novo ano

Da Redação

A Secretária Municipal da Saúde, por meio do NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família – está desenvolvendo um importante trabalho para lembrar a ‘Janeiro Branco’ também nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde e Organizações da Sociedade Civil do município.

Os encontros realizados desde o início de janeiro propõem com o público uma rápida autoavaliação e reflexão sobre as possibilidades para o ano que se inicia, destacando a autonomia e o protagonismo como uma das formas de cuidar da saúde mental.

Entre as Osc´s participantes, a ação tem como destaque atender unidades que acolhem jovens, idosos e pessoas com deficiência, propondo a esses públicos momentos de reflexões, orientações e dinâmicas. 

“Janeiro é o mês de conscientização sobre os cuidados com a mente e por ser o início de um novo ciclo é também tempo propício para avaliarmos como foi o ano que encerrou e tentarmos planejar, traçar algumas metas para esse ano que inicia. Desta forma consideramos esse projeto de grande importância para todos”, comentou Ana Carolina Collaço, coordenadora do NASF. 

Com o tema ‘Janeiro Branco: Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida’, a campanha realizada anualmente visa chamar a atenção de toda população para este assunto que influencia diretamente a vida das pessoas. A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.

O NASF de Fernandópolis destaca que o sofrimento não tratado pode evoluir para a piora dos sintomas e desenvolvimento de transtornos mentais e físicos. Por isso, é fundamental a busca por ajuda profissional quando a pessoa se sentir invadida por sentimentos negativos que impedem o planejamento de um bom ano e que afete a sua qualidade de vida. As unidades básicas de saúde de referência do município e os serviços de saúde mental estão à disposição para atender.


Fonte: Secom de Fernandópolis

últimas