CELEBRIDADES

Regina Duarte é criticada por ironizar situação dos Yanomamis

Regina Duarte é criticada por ironizar situação dos Yanomamis

Povo indígena sofre com desassistência sanitária, desnutrição severa e malária

Povo indígena sofre com desassistência sanitária, desnutrição severa e malária

Publicada há 1 ano

Regina Duarte foi secretária especial da Cultura

Nas redes sociais, ela utilizou uma ilustração de uma criança sem camisa para questionar a desnutrição encontrada na comunidade - Foto: Sérgio Lima

Da Redação/SCC10

A atriz Regina Duarte vem sendo criticada após ter ironizado a crise humanitária na terra indígena Yanomami, em Roraima. Nas redes sociais, a ex-secretária especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL) utilizou uma ilustração de uma criança sem camisa para questionar a desnutrição encontrada na comunidade.

“A infância desamparada dos Ianonamis, uma gente criada à base de mandioca, feijão, verduras e peixe”, escreveu Regina.

Logo depois, seguidores e artistas como Paulo Betti, Astrid Fontenelle e José de Abreu criticaram a atriz pela publicação e classificaram o ato como “inexplicável”. “Sua postagem é cruel. Onde será que foi morar a Regina amorosa que conhecíamos? Que postagem é essa?”, também comentou a atriz Elisa Lucinda.

Posteriormente, Regina Duarte fez uma nova publicação citando a declaração de um deputado venezuelano, que disse que os indígenas Yanomami em situação de desnutrição são da Venezuela. Essa narrativa, no entanto, já foi desmentida pelo governo federal, uma vez que os indígenas venezuelanos recebidos em Roraima vivem crises diferentes.

Na segunda-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, apontou indícios de omissão em relação aos Yanomami e determinou o início de uma investigação para apurar possível genocídio cometido pelo governo Bolsonaro. O magistrado citou ainda desobediência a decisões judiciais, quebra de segredo de justiça e crimes ambientais.

Foto: Reprodução/Instagram


Fonte: scc10.com.br

últimas