ASSISTÊNCIA

‘Benefícios Eventuais’ é tema abordado pelo CRAS Bem Viver com usuários

‘Benefícios Eventuais’ é tema abordado pelo CRAS Bem Viver com usuários

Ação teve como proposta, prestar informações e esclarecimentos sobre esses benefícios

Ação teve como proposta, prestar informações e esclarecimentos sobre esses benefícios

Publicada há 1 ano

Famílias atendidas pelo Programa Viva Leite participaram do encontro. Foto: Divulgação / Secom de Fernandópolis

Da Redação

Os benefícios eventuais fazem parte das seguranças sociais e sua oferta tem por objetivo promover o desenvolvimento ou restabelecimento da segurança de acolhida, sobrevivência e a convivência familiar, social e comunitária. Na manhã desta segunda-feira, 30 o CRAS III ‘Bem Viver’ promoveu um encontro com famílias atendidas pelo Programa ‘Viva Leite’ na unidade para abordar o tema ‘Benefícios Eventuais’.

A ação teve como proposta prestar informações e esclarecimentos sobre esses benefícios, quem tem direito ao recebimento e quais os meios de obtenção. Na oportunidade, as assistentes sociais Amanda Cristina Silva e Rosangela Alves Ribeiro fizeram a acolhida dos participantes e explanaram o tema de maneira objetiva, tirando dúvidas, identificando a demanda, encaminhando e agendando os usuários que têm direito aos benefícios.

“Uma vez garantido, os benefícios eventuais consolidam-se como direito do cidadão e o dever do Estado e nesse encontro tivemos a oportunidade de apresentar esses benefícios aos nossos usuários, fazendo com que eles reivindiquem seus direitos garantidos pelo SUAS”, comentou 

O QUE SÃO BENEFÍCIOS EVENTUAIS

Os Benefícios Eventuais são uma medida de proteção social de natureza temporária. Têm o intuito de prevenir e promover o enfrentamento de situações provisórias que possam fragilizar o indivíduo e sua família, evitando o agravamento de situações de vulnerabilidade. São consideradas situações provisórias aquelas decorrentes ou agravadas por nascimentos, mortes, vulnerabilidades temporárias e calamidades.

São benefícios da Política de Assistência Social, de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. 

Fonte: Secom de Fernandópolis

últimas