AGRO

Vigilância ativa da Coordenadoria de Defesa Agropecuária contribui para barrar entrada da Influenza Aviária no país

Vigilância ativa da Coordenadoria de Defesa Agropecuária contribui para barrar entrada da Influenza Aviária no país

Objetivo é mitigar riscos da introdução do vírus e também de orientar produtores, veterinários e o público em geral

Objetivo é mitigar riscos da introdução do vírus e também de orientar produtores, veterinários e o público em geral

Publicada há 1 ano

Além do trabalho de campo, A CDA tem atualizado seus meios de comunicação - Foto: Reprodução/Assessoria de Imprensa

Da Redação

Desde meados de outubro de 2022, quando casos de Influenza Aviária começaram a ser notificados em países da América Latina, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), através de seu Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), vem intensificando suas atividades de vigilância para IA. "Além do trabalho de campo, A CDA tem atualizado seus meios de comunicação com instruções no sentido de mitigar riscos da introdução do vírus e também de orientar produtores, veterinários e o público em geral a respeito da importância da notificação de possíveis ocorrências de mortalidade súbita em aves", comenta Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do PESA.

Dentre as ações já realizadas pelo programa, estão à incursão no complexo estuarino lagunar de Iguapé -- Cananéia -- Ilha Comprida, importante local de ocorrência de aves migratórias, onde foram coletadas amostras em aves de vida livre e também de subsistência de criações locais. "A ação visa também, a verificação da existência da circulação viral", diz Paulo.

Na ocasião, foi estabelecida também, uma parceria entre a CDA e o Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPEC). "Este órgão realiza monitorias diárias nas praias locais, ou seja, qualquer observação de mortalidade ou de aves com sintomas compatíveis à Influenza Aviária o PESA será imediatamente comunicado e amostras dessas aves serão colhidas para análise", destaca o veterinário.

Outra ação que vem sendo realizada pela Coordenadoria é uma série de palestras com integradoras e produtores das mais expressivas empresas avícolas, no sentido de apresentar a importância da doença na avicultura e no setor econômico do Estado, além das formas de mitigar os riscos. Uma das palestras está agendada para acontecer no próximo dia 9 no município de Amparo, importante região avícola do Estado.

"O PESA estabeleceu também contato e parcerias com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e com a Associação de Zoológicos e Parques Florestais do Estado, também visando à orientação de ser estabelecido a vigilância em aves, a notificação em casos de ocorrências de mortalidades e assim a coleta de amostras", acrescenta o gerente do PESA.

Para dar sequência às atividades, o PESA dará início a vigilância e colheita de amostras em criações de subsistência do Estado, localizadas em pontos de ocorrências de rotas de aves migratórias, onde se prevê a colheita de mais de três mil amostras em 85 locais, situados em 72 municípios paulistas.

últimas