ARTIGO

3ª MISSÃO UNIVIDA AMAZÔNIA – Atuação em território maueense

3ª MISSÃO UNIVIDA AMAZÔNIA – Atuação em território maueense

Por Pe. Eduardo Alves de Lima, Presidente da Univida e Coordenador Diocesano de Pastoral

Por Pe. Eduardo Alves de Lima, Presidente da Univida e Coordenador Diocesano de Pastoral

Publicada há 1 ano

A 3ª Missão UNIVIDA Amazônia aconteceu de 10 a 17 de janeiro de 2023, em uma das comunidades rurais de Maués/AM, conhecida como Santo Antônio de Mucajá, região do baixo-médio Amazonas. Iniciamos nossa viagem, de barco às 4h do dia 10, com as bênçãos de Dom José Albuquerque, bispo recém-nomeado para a Diocese de Parintins. 

Dom José se entusiasmou com a missão UNIVIDA e se dispôs a colaborar de forma efetiva e prática com nossa ação humanitária, inclusive contatando com nosso bispo diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, formalizando assim a colaboração entre as dioceses. Embarcados todos os voluntários, incluindo dois jovens italianos que souberam da missão e vieram para se voluntariarem, partimos de Manaus direto para a Comunidade de Santo Antônio de Mucajá, quando chegaríamos após 40h de navegação pelos rios Amazonas, Maués Açu e Parauari. Os rios como aberturas, caminhos, « estradas líquidas » como dizia Caio Prado Jr e também fronteiras.

Uma das grandes surpresas dessa 3ª Missão UNIVIDA Amazônia foi à recepção calorosa, animada e festiva. Em espírito de festa, as boas-vindas na Comunidade Santo Antônio de Mucajá incluíram decoração de bandeirolas, no porto, música e fogos de artifício e a alegria genuína daquele povo. Foi emocionante. Estávamos “em casa”, em meio de gente amiga e hospitaleira que fez questão de demonstrar acolhimento.

São aproximadamente 500 pessoas que constituem essa comunidade ribeirinha, que moram em casas simples de madeira com poucos cômodos, um salão comunitário (local onde são realizadas reuniões, festas e eventos comunitários), igrejas, casa de produção de farinha, utilizam canoas como meio de transporte. Possui uma escola e um posto de saúde, sem equipe permanente. Não há saneamento básico e a energia elétrica foi instalada há apenas 5 anos. Possuem um modo de vida ligado diretamente à dinâmica da natureza.

Gente de muita fé, religiosidade verdadeira e participativa. Fazem questão de se fazerem presentes nas atividades religiosas. De tudo que vimos e vivemos na Comunidade de Santo Antônio de Mucajá, me faz lembrar os versos de Thiago de Mello, poeta nascido na região: “Eu venho desse reino generoso, onde os homens que nascem dos seus verdes continuam cativos, esquecidos e, contudo, profundamente irmãos das coisas poderosas, permanentes como as águas, o vento e a esperança”.

Como as comunidades circunvizinhas já estavam cientes da presença da UNIVIDA, além da população residente, atendemos também aos visitantes, alguns vindos até de Manaus e Maués.

A lógica de atendimento que adotamos é que toda pessoa que nos procura passa por todos os profissionais presentes, para que tenha um atendimento integral. Inicia-se a triagem pela enfermagem, onde tem os sinais vitais averiguados e anotados, daí é encaminhada aos médicos, quando é consultada, ouvida e na medida do possível, devido às condições, suprida nas suas necessidades, com medicamentos. Segue para nutricionistas e psicólogas, caso necessário e se for da vontade do paciente e finaliza seu atendimento passando pelos cirurgiões dentistas, onde recebe instruções de higiene bucal, kits de escova, dentifrício e fio dental, tratamentos e até cirurgias (se necessárias). Tivemos uma média de 100 atendimentos diários.

Toda missão traz momentos que as diferenciam e as fazem serem únicas, a cada edição. E na última noite, cada um de nós, voluntários, recebemos uma cuia de presente, feita especialmente para nós. Uma pessoa da comunidade elegia um dos voluntários para presentear a cuia decorada por ela. E assim, todos nós trouxemos para casa, um presente personalizado e intransferível. Uma lembrança material daqueles dias de harmonia e acolhimento.

Encerrando assim, oficialmente, a 3ª Missão UNIVIDA Amazônia com muito sucesso, objetivos amplamente alcançados - de interação e fraternidade com a comunidade - humanização e atendimentos, com a graça de Deus.

últimas