POLÍTICA

Pinato articula em Brasília a volta do Instituto Federal em Fernandópolis

Pinato articula em Brasília a volta do Instituto Federal em Fernandópolis

Foi apresentada uma proposta para reabrir o campus da cidade de Fernandópolis

Foi apresentada uma proposta para reabrir o campus da cidade de Fernandópolis

Publicada há 1 ano

Deputado em reunião no MEC. Foto: Divulgação/ Assessoria

Da Redação

O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) esteve na última quarta-feira, 15, no Ministério da Educação com o ministro Camilo Santana. Ao lado do Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Silmário dos Santos, foi apresentado uma proposta para reabrir o campus da cidade de Fernandópolis.

Fausto Pinato afirmou para o ministro que a Prefeitura Municipal de Fernandópolis, através do prefeito André Pessuto já disponibilizou um prédio em funcionamento para a retomada da implantação de um campus no município de forma imediata com uma meta de contemplar um ciclo de alunos com diversas turmas em diferentes turnos com aproximadamente 800 alunos em um prazo de 24 meses.

Pinato também ressaltou que a cidade de Fernandópolis é distante da capital paulista e que o instituto já era para estar em funcionamento, mas agora, com a boa vontade do prefeito e do IFSP, a expectativa é que a população consiga uma melhor qualificação na área de trabalho o quanto antes. 

“Sempre fui um defensor da educação. Fomos muito bem recebidos pelo ministro Camilo Santana que reconhece a importância dos institutos federais para a educação. Lamentavelmente, o nosso campus ficou fechado por falta de interesse político de antigos gestores da cidade, mas agora, acredito que o sonho de reabrir o espaço saíra do papel”, afirmou o parlamentar que marcará uma visita técnica com funcionários do ministério no local onde funcionará.

O reitor Silmário dos Santos lembra que o principal objetivo da reabertura é promover a educação profissional técnica de nível médio na forma de cursos integrados para jovens e adolescentes. “Hoje Fernandópolis tem muitos jovens que terão a possibilidade de ensino público, gratuito de qualidade”, reforçou.

Hoje, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo com 37 polos em funcionamento e 65 mil alunos inscritos e a presença do IFSP em Fernandópolis permitirá a ampliação das opções de qualificação profissional e formação técnica e tecnológica para atender as demandas dos principais setores da economia regional.

últimas