POLÍTICA

Em aquecimento para missão internacional de Lula, Congresso lança frentes parlamentares Brasil/China e BRICS

Em aquecimento para missão internacional de Lula, Congresso lança frentes parlamentares Brasil/China e BRICS

Corpos diplomáticos e autoridades se reunirão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Corpos diplomáticos e autoridades se reunirão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Publicada há 1 ano

Em viagem de 2019, deputado Pinato com presidente chinês Xi Jinping. Foto: Arquivo / Jornal O Extra.net

Da Redação

Nesta quarta-feira, 15 de março, as Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS do Congresso Nacional serão relançadas em mega evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a partir das 19h.

A cerimônia, que movimenta missões diplomáticas das mais diversas partes do mundo e autoridades de alto nível de todo o Brasil, ocorre dias antes da missão do Presidente Lula ao gigante asiático, prevista para o final do mês. A iniciativa é um importante aceno do Congresso Nacional ao Governo Federal, que deve reforçar a comitiva oficial para a China com a participação de grandes lideranças do Parlamento.

As frentes Brasil - China e BRICS são exemplos notórios da força que a diplomacia parlamentar conquistou nos últimos anos. Na prática, trata-se de órgãos suprapartidários destinados a promover o aprimoramento da legislação federal em atuação coordenada com setores da sociedade, além de aperfeiçoar os laços de amizade e as relações nas mais diversas áreas entre o Brasil e outros países.

Reconduzido à presidência das frentes, o Deputado Federal Fausto Pinato (PP/SP) será empossado oficialmente no evento. Pinato conduz as relações sino-brasileiras e entre os países do bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul desde 2015 no parlamento federal, quando iniciou seu primeiro mandato na Câmara.

A cada nova legislatura, as frentes e grupos parlamentares devem ser reinstalados após o apoio de ao menos um terço dos membros da Câmara e do Senado. As frentes Brasil/China e BRICS contam juntas, até então, com cerca de trezentas assinaturas e este número deve aumentar ainda mais.

Além de Pinato, outros parlamentares integram a diretoria das frentes e serão empossados no evento. Na qualidade de vice-presidentes, estão os Deputados Federais Gutemberg Reis (MDB/RJ), Luiz Fernando Faria (PSD/MG), Vander Loubet (PT/MS), Cláudio Cajado (PP/BA), Carlos Zarattini (PT/SP) - recém-anunciado vice-líder do Governo Federal no Congresso Nacional – e o Senador Chico Rodrigues (PSB/RR). Já o Deputado Federal Acácio Favacho (MDB/AP), que é Secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, tomará posse como Secretário-geral.

“As frentes congregam grandes Deputados Federais e Senadores da República, lideranças parlamentares que reconhecem a importância das relações sino brasileiros e entre os países do BRICS e promovem ações para o aperfeiçoamento do fluxo comercial e para o aprimoramento da harmonia, do equilíbrio e do progresso entre as nações. É desta visão pragmática que o Brasil precisa para um novo tempo de desenvolvimento e prosperidade”, destaca o Deputado Federal Fausto Pinato.

O Evento

A programação de lançamento das frentes tem como temática central "Brasil, China, BRICS e Relações Internacionais: uma Agenda Estratégica Interpoderes, Interfederativa e Interinstitucional". A iniciativa tem por objetivo incentivar o equilíbrio, a harmonia e o progresso no desenvolvimento das relações entre os países.

A cerimônia será transmitida ao vivo e contará com público estimado em cerca de 1000 pessoas, dentre autoridades dos Poderes da República, dos Estados da Federação, dos Municípios e das Missões Diplomáticas no Brasil, além de representantes de órgãos e entidades diversas, da sociedade civil organizada e da iniciativa privada.

O evento, que prevê uma solenidade dinâmica e o oferecimento de jantar a convidados, é realizado pelas Frentes Parlamentares Brasil/China e BRICS do Congresso Nacional, com a organização do Instituto Sociocultural Brasil - China (Ibrachina) e do LIDE China, e o apoio institucional das Secretarias de Estado de Relações Internacionais e de Turismo do Governo do Distrito Federal; além de outros órgãos e entidades.

Sujeito à inscrição prévia e confirmação criteriosa, a cerimônia ocorrerá na Ala Oeste, salão central do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O credenciamento presencial iniciará a partir das 18h. A recepção dos convidados e autoridades começará a partir das 19h, com início do coquetel. A solenidade oficial está prevista para iniciar às 20h, com término para às 21h. O jantar e as rodadas livres de relações interinstitucionais seguirão até às 23h.

Fonte: Assessoria de Imprensa

últimas