ESPORTE

Fernandopolenses se destacam em campeonato de xadrez em Lençóis Paulista

Fernandopolenses se destacam em campeonato de xadrez em Lençóis Paulista

Participantes fazem parte do projeto “Xadrez para todos. A ginástica da inteligência”

Participantes fazem parte do projeto “Xadrez para todos. A ginástica da inteligência”

Publicada há 1 ano

 Campeonato contou com mais de 170 participantes - Foto: Arquivo Pessoal

Yago Araújo

No último sábado, dia 11, aconteceu a 1°etapa da Liga do Enxadrista 2023, na cidade de Lençóis Paulista. O campeonato contou com a participação de 170 competidores de diversos municípios, entre eles, três da cidade de Fernandópolis.

Os representantes de Fernandópolis foram Lucas de Almeida dos Santos, de 11 anos, que ficou em 7º lugar na categoria sub-12 e Vinícius Mondenez Nilio, também de 11 anos, que ficou em 4º lugar na mesma categoria.

Os jovens foram levados para a competição pelo professor de xadrez Wesley Pereira de Almeida, de 35 anos, que também participou do campeonato, na categoria absoluta, ficando na 30° posição. O mesmo também é idealizador do projeto “Xadrez para todos. A ginástica da inteligência”.

Wesley é enxadrista desde os 7 anos, e acumula alguns títulos ao longo de sua carreira no esporte, tendo sido campeão paulista oito vezes na categoria sub-18, campeão fernandopolense, e campeão regional com a equipe de Fernandópolis, além de ser participante da Liga do Enxadrista e Super Liga.

Em 2021, ele trouxe para o município, a 1ª Copa Betcerto de Xadrez Rápido de Fernandópolis, organizado pela Liga do Enxadrista; o evento contou com a participação de 19 cidades da região, incluindo as do Estado de Mato Grosso, Minas Gerais e Brasília. 

Vinícius Mondenez Nilio e Lucas de Almeida dos Santos exibem suas medalhas ao lado do professor Wesley Pereira de Almeida - Foto: Arquivo Pessoal

Xadrez para todos. A ginástica da inteligência

O projeto nasceu com o objetivo de levar o xadrez a todas as pessoas por meio de um clube na cidade de Fernandópolis. O clube oferecerá aulas pagas e também gratuitas às pessoas de baixa renda, em um espaço apropriado para jogos casuais, e eventualmente até campeonatos internos. 

De acordo com Wesley, a introdução do xadrez na vida cotidiana das pessoas oferece diversas vantagens, seja no início da vida estudantil, onde inicia-se a capacidade de aprendizado, ou mesmo para alunos em fase pré-vestibular, na qual a análise e tomada de decisões são cruciais. Já com adultos, o esporte auxilia na resolução de problemas, concentração, além de se mostrar uma ótima forma de lazer. 

Quem tiver interesse em fazer parte do projeto pode entrar em contato direto com Wesley através do telefone (17) 997662990.

O projeto visa levar a prática do esporte para mais pessoas - Foto: Arquivo Pessoal

últimas