EDUCAÇÃO

Melhora no desempenho profissional motiva inscrições no Vestibulinho das Etecs

Melhora no desempenho profissional motiva inscrições no Vestibulinho das Etecs

Mulheres representam 50,97% dos aprovados no processo seletivo do primeiro semestre

Mulheres representam 50,97% dos aprovados no processo seletivo do primeiro semestre

Publicada há 1 ano

Melhora no desempenho profissional é principal motivo para inscrição no  Vestibulinho das Etecs | Centro Paula SouzaRelatório socioeconômico também aponta o predomínio de jovens com até 23 anos – índice supera 81% - Foto: Divulgação

Da Redação

Os índices do Relatório Socioeconômico, questionário elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelo processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), apontam que a principal motivação para se candidatar a uma vaga oferecida pelo Centro Paula Souza (CPS) está relacionada à busca por melhores oportunidades no mercado de trabalho (80,8%). As perguntas são respondidas pelos candidatos no momento da inscrição no Vestibulinho.

Dos 82.601 aprovados no primeiro semestre deste ano, 26,28% têm um trabalho, sendo a jornada de 19,97% deles de período integral, em turnos da manhã/tarde ou tarde/noite. Quando questionados sobre o motivo de fazer um curso técnico na Etec, destacam-se as respostas referentes à a melhora no desempenho profissional (25,83%), a busca por ascensão no mercado de trabalho (22,55%) e o interesse pela área de estudo (19,53%).

As aprovações no primeiro semestre de 2023 ficaram equilibradas entre o sexo feminino e masculino, sendo o percentual de 50,97% e 49,03%, respectivamente. O perfil dos classificados é majoritariamente de jovens com até 23 anos (81,12%) e solteiros (89,22%). Já a renda familiar predomina o de até 3 salários mínimos para 50,26% dos aprovados; outros 30,86% recebem entre 3 e 5 salários mínimos.

Os dados ressaltam ainda que 76,92% dos classificados cursaram integralmente o Ensino Fundamental, da quinta à nova série, em uma instituição pública de ensino, e 30,06% declararam ser afrodescendentes.

Confira alguns recortes da pesquisa:

  • 64,26% dos candidatos têm até 17 anos e 16,86%, entre 18 e 23 anos;
  • 89,55% responderam que o celular smartphone é o equipamento disponível para o complemento de estudos;
  • 3,14% declararam ter algum tipo de deficiência, entre elas: motora, visual, intelectual/cognitiva, auditiva, TDAH e afins, transtorno do espectro autista, síndrome de down;
  • O Sistema de Pontuação Acrescida do CPS, que concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, foi utilizado por 81,72% dos candidatos.


Outra constatação é que para 28,6% dos candidatos a prova do Vestibulinho das Etecs não foi uma novidade, visto que já tinham feito o exame anteriormente.

últimas