VANDALISMO

Vândalos danificam escultura do jacaré na praça de Jales

Vândalos danificam escultura do jacaré na praça de Jales

Polícia Civil apura autoria de vandalismo que já ocorreu anteriormente

Polícia Civil apura autoria de vandalismo que já ocorreu anteriormente

Publicada há 1 ano

Escultura do jacaré foi danificada mais uma vez. Foto: Reprodução / FocoNews

Da Redação

A escultura do jacaré, localizada na praça João Mariano de Freitas situada na área central de Jales foi novamente vítima de vandalismo.

A casca do monumento, que faz alusão à história da praça, foi danificada, causando prejuízos arquitetônicos à obra.

O profissional de segurança responsável pelo espaço foi até à Central de Flagrantes de Polícia Judiciária do município e registrou Bolem de Ocorrência.

A escultura já havia sido danifica anteriormente e as investigações visando identificar a autoria está a cargo da Polícia Civil.

A praça

A Prefeitura de Jales instalou, em maio de 2022, um memorial com direito à réplica do verdadeiro jacaré, sob a forma de escultura, além do “ninho do animal”, esculturas de tartarugas e um bonito paisagismo nas proximidades do espaço.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo da Prefeitura. De acordo com o secretário da pasta, Carlos Roberto Altimari, “voltada para a Avenida Francisco Jalles, uma das mais movimentadas da cidade, as esculturas do nosso famoso jacaré e das tartarugas não pretendem substituir o animal que chamou a atenção de tantos moradores de Jales e dos visitantes durante décadas, mas apenas manter viva a sua memória”.

Carlinhos lembrou que, no final de 2009, o Ministério Público e a Polícia Ambiental recomendaram que os verdadeiros animais que viviam na Praça fossem transferidos para um ambiente mais adequado, em um zoológico de Araçatuba, o que acabou ocorrendo no começo do ano seguinte.

Oficialmente, a Praça João Mariano de Freitas leva o nome de um dos pioneiros da cidade e um dos primeiros vereadores jalesenses.

últimas