INAUGURAÇÃO

Reforma da Estação Ferroviária surpreende público e local abrigará ‘Memorial da Ferrovia’

Reforma da Estação Ferroviária surpreende público e local abrigará ‘Memorial da Ferrovia’

Anúncio foi feito pelo prefeito André Pessuto no último sábado, 01, durante entrega da reforma

Anúncio foi feito pelo prefeito André Pessuto no último sábado, 01, durante entrega da reforma

Publicada há 1 ano

Autoridades municipais e representantes da empresa durante a solenidade. Foto: Divulgação / Secom de Fernandópolis

Da Redação

Um dia para recordar momentos que marcaram a vida de muitos fernandopolenses. Na manhã do último sábado, 01, a Prefeitura de Fernandópolis e a empresa privada responsável pelo loteamento dos Ingleses, entregaram, por meio de uma PPP – Parceria Público-Privada, a finalização da reforma e revitalização do prédio da antiga Estação Ferroviária do município. 

 Participaram da solenidade, o prefeito André Pessuto acompanhado do vice-prefeito Artur Silveira, os vereadores, representantes dos Deputados, Fausto Pinato - federal e Analice Fernandes, Carlão Pignatari e Itamar Borges - estaduais. Também estavam presentes Rafael e Felipe Dib Machado, do Loteamento dos Ingleses, os ex-prefeitos Milton Leão, Adilson Campos e Ana Bim, integrantes da AVCC e do Comtur, além de muitos moradores dos bairros próximos. 

“Hoje é um dia muito importante e estamos observando a alegria no rosto dos fernandopolenses com o resgate de um pedaço da nossa história. Com a finalização da reforma já iniciamos o processo para que em breve o local receba o Memorial da Ferrovia. Peço para que a comunidade nos ajude a preservar esse espaço público que, em breve, já estará em funcionamento”, destacou o prefeito André Pessuto. 

O vice-prefeito Artur Silveira destacou a importância das parcerias com a iniciativa privada. “A obra sai do papel graças a uma parceria. Isso mostra que quando o Poder Público busca alternativas e gera credibilidade, o setor privado também entra para ajudar e agilizar os processos”, comentou.

Representando o grupo privado, Felipe Machado destacou a revitalização de toda a região da estação e demostrou muita alegria com o município. “Somos de São José do Rio Preto, mas já nos consideramos fernandopolenses com a receptividade que tivemos da cidade”, comentou. Durante a cerimônia, o grupo presenteou a AVCC de Fernandópolis com a doação de 01 terreno no loteamento, além de R$ 15 mil reais para a entidade. 

Em nome dos vereadores, o presidente do legislativo local ressaltou a importância da preservação dos patrimônios históricos da cidade. “Ver novamente a nossa Estação Ferroviária ganhando vida nos enche de alegria e orgulho. Parabéns pelo resgate da nossa história”, disse João Pedro Siqueira. 

MEMORIAL DA FERROVIA 

Com a finalização da reforma, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Fernandópolis já deu início ao processo administrativo para a instalação do Memorial da Ferrovia no prédio. Será instalada uma grande maquete de ferromodelismo, retratando a região da estação nos anos 70, além de sala para oficinas culturais. Na recepção e nas demais salas serão expostas peças históricas da ferrovia paulista. 

“Nos próximos dias iremos iniciar uma campanha junto à comunidade para conseguirmos mais peças antigas para exposição, principalmente com ex-funcionários da estação. Já conseguimos os contatos de algumas pessoas, mas queremos muito mais”, comentou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cássio Araújo. 

Fonte: Secom de Fernandópolis

últimas