POLÍTICA

Fausto Pinato prestigia posse de Dilma Rousseff no Banco do Brics

Fausto Pinato prestigia posse de Dilma Rousseff no Banco do Brics

O evento aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 13, em Xangai

O evento aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 13, em Xangai

Publicada há 1 ano

Da Redação

O primeiro compromisso do deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) junto com a delegação brasileira na viagem à China foi a posse da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do Banco do Brics. O evento aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 13, em Xangai, cidade do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, sigla em inglês).

Fausto Pinato que acompanha a missão oficial por ser presidente das Frentes Parlamentares Brasil-China e Brics no Congresso Nacional reforçou que o banco surgiu para disponibilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável focado nos países membros dos blocos e em outras economias de mercado emergentes, além de países em desenvolvimento.

Pinato ressalta que o bloco ganha muito com a ex-presidente Dilma Rousseff no cargo e entende que a indicação dela é um gesto importante de retomada de diálogo do Brasil com os outros países.

“O governo passado não deu ênfase ao Brics e praticamente enterrou essa pauta. O bloco é importante e grande, a sua economia supera o PIB do G7 e precisa de uma atenção até para a gente manter as nossas indústrias e empregos”, ressaltou.

Em seu discurso de posse, Dilma reconheceu o desafio de garantir financiamento na escala adequada para atender as necessidades econômicas, sociais e ambientes dos países.

“Assumir a presidência do NBD é, sem dúvida, uma grande oportunidade de fazer mais para os países do Brics, mas não somente para os seus membros, mas também para os países emergentes e em desenvolvimento”, afirmou.

O evento contou com a participação do presidente Lula que em seu discurso disse que a criação do NDB mostra que a união dos países emergentes tem grande potencial e é capaz de criar mudanças sociais e econômicas relevantes para o mundo.

últimas