POLÍTICA

Fausto Pinato acompanha assinatura de acordos em Pequim

Fausto Pinato acompanha assinatura de acordos em Pequim

Os termos assinados incluem acordos importantes de cooperação

Os termos assinados incluem acordos importantes de cooperação

Publicada há 1 ano

Da Redação

O presidente das Frentes Parlamentares do Congresso Brasil-China e Brics, deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), esteve no encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o da China, Xi Jinping, nesta sexta-feira, 15, em Pequim, na assinatura de acordos entre os dois países.

Os termos assinados incluem acordos importantes de cooperação espacial, em pesquisa e inovação, economia digital e combate à fome, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países e facilitação de comércio.

Fausto Pinato celebrou o novo momento do Governo Federal que estendeu a mão para o Poder Legislativo visando o fortalecimento das relações internacionais do Brasil, principalmente com a China que é a maior parceira comercial do Brasil há 14 anos consecutivos.

Entre os acordos está a construção de satélites que ajudará no monitoramento de biomas como a Floresta Amazônica, mesmo com nuvens. A certificação eletrônica para produtos de origem animal e dos requisitos sanitários e de quarentena que devem ser seguidos por frigoríficos para exportação de carne do Brasil para a China – hoje o Brasil é o maior fornecedor de carne bovina para o país asiático e 60% da produção brasileira são vendidos para a China.

No encontro também teve anúncios em áreas como energias renováveis, indústria automotiva, agronegócio, linhas de crédito verde, tecnologia da informação, saúde e infraestrutura.

Para o deputado Fausto Pinato o mais importante na assinatura dessas novas parcerias é a mudança de comportamento do Brasil que deixará de ser uma grande fazenda para ser um celeiro internacional.

“Vamos agregar valor nos nossos produtos, manufaturando grãos para gerar emprego e renda no Brasil. Também vamos trazer inovação para as nossas industrias respeitando a política ambiental e o principal, estreitando os nossos laços com os chineses”, concluiu.

Fausto Pinato seguirá a comitiva que fará visita a Abu Dhabi em 15 de abril retornando ao Brasil no dia seguinte.

últimas