ESPORTE

Paulista terá maior 'rebaixamento' da história; Fefecê estreia neste sábado

Paulista terá maior 'rebaixamento' da história; Fefecê estreia neste sábado

Criação de quinta divisão a partir de 2024 torna competição ainda mais acirrada neste ano

Criação de quinta divisão a partir de 2024 torna competição ainda mais acirrada neste ano

Publicada há 1 ano

Da Redação 

A quarta e última divisão do Campeonato Paulista, conhecida como Bezinha, pode parecer pouco atrativa. Na prática, porém, o estadual que começa nesta sexta-feira reúne diversas histórias curiosas e clubes que brilharam em um passado recente no futebol brasileiro.

O torneio terá a participação de 36 clubes, mas 20 deles serão "rebaixados" com a criação de uma quinta divisão estadual para 2024, o que deixará a disputa ainda mais acirrada.

O campeonato tem também a limitação da participação de jogadores de até 23 anos. A medida foi uma forma de incentivar o uso de jovens e acabar com a invasão de veteranos como aconteceu em outras edições, quando Viola, Müller, Marco Antônio Boiadeiro e até o paraguaio Cabañas foram contratados para jogar o torneio.

A edição 2023, que terá o maior "rebaixamento" da história, contará com times tradicionais do futebol paulista e que tiveram resultados significativos nacionalmente, casos de Mogi Mirim, União São João, Penapolense, Rio Branco e Paulista de Jundiaí, entre outros.

O campeonato está marcado para ter início nesta sexta-feira, dia 21 de abril, com a final programada para o dia 30 de setembro. Serão mais de cinco meses de disputa. O Fernandópolis Futebol Clube (Fefecê) estreia amanhã, dia 22, às 15h, diante do Tupã, no Ninho da Águia, em Fernandópolis.

Regulamento

De acordo com o regulamento, os 36 clubes foram divididos em seis grupos regionalizados, onde vão se enfrentar em turno e returno, classificando-se para a segunda etapa os quatro melhores de cada chave.

Na segunda fase, os 24 classificados voltarão a ser distribuídos em grupos, com quatro equipes, e novamente duelam em dois turnos. Os dois primeiros de cada chave, além dos quatro melhores terceiros no geral, avançam para a terceira etapa, que também será em grupos. Classificam-se para o mata-mata os dois melhores de cada grupo.

Os confrontos das quartas serão formados através da classificação geral, e os times com melhor campanha fazem o segundo jogo em casa. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Os dois finalistas do Campeonato Paulista da Segunda Divisão garantem vaga na Série A3 de 2024 (equivalente à terceira divisão).

"Rebaixamento" recorde e nova divisão

A Federação Paulista de Futebol deve criar uma nova divisão no Campeonato Paulista a partir de 2024. A ideia da entidade é criar a Série A4 e manter a Segunda Divisão estadual - que na prática se tornaria o quinto e o último nível do futebol paulista.

Com isso, o regulamento da Bezinha deste ano é claro ao afirmar que os 14 melhores times, com exceção dos dois que subirem para a Série A3, estarão garantidos na "Série A4" em 2024, juntamente com Barretos e Audax-SP, rebaixados da terceira divisão estadual neste ano.

Taça de campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, Bezinha — Foto: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão






últimas