EDUCAÇÃO

Governo de SP planeja fechar mais de 300 classes nas escolas estaduais

Governo de SP planeja fechar mais de 300 classes nas escolas estaduais

Apeoesp afirma que número é maior; confira a relação das cidades e escolas

Apeoesp afirma que número é maior; confira a relação das cidades e escolas

Publicada há 11 meses

Imagem: Ilustração. Foto: Reprodução / Seduc-SP

Da Redação

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) planeja fechar cerca de 300 classes nas escolas estaduais.

A informação indica que apenas nove das 35 regionais estaduais não serão atingidas pela medida que deve envolver ‘redimensionamento’ de 0,3% das 104 mil classes.

Tais números estão sendo contestados pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) que afirma ser maior o número de atingidos com a medida: 326 classes, sendo Araras a região com mais escolas afetadas (36 classes de 18 escolas serão fechadas), seguida de Osasco, na Grande São Paulo (9 escolas devem ter redução de classes).

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A RELAÇÃO COMPLETA DE CIDADES E ESCOLAS ATINGIDAS

A entidade classista afirma que o governo estadual de Tarcísio de Freitas está tentando promover uma reorganização disfarçada no ensino estadual e ratifica que esse projeto pode resultar em fechamento de escolas, além das classes.

Presidente da Apeoesp, a professora Bebel condena a medida e alerta para o risco de sucateamento em um momento ainda mais delicado para quem atua na rede pública.

Segundo o sindicato, o fechamento poderá implicar em:

  • Salas de aula mais cheias e, por isso, menos humanizadas;
  • Supercarga de trabalho dos professores, que resulta em professores mais estressados;
  • Alunos mais dispersados na sala de aula, porque um professor não consegue dar atenção e ter o controle sobre muitas pessoas de uma só vez;
  • Menos liberdade para ensinar, porque atividades mais complexas como dissertações e redações levam mais tempo para serem produzidas e corrigidas, então um modelo mais rápido é escolhido; e,
  • Demissão de professores.

Outro lado

A Secretaria Estadual de Educação afirmou que fechará 300 classes e que os alunos serão incorporados em outras salas da mesma unidade, respeitando os limites previstos:

  • 30 alunos para as classes dos anos iniciais do ensino fundamental;
  • 35 alunos para as classes dos anos/séries finais do ensino fundamental;
  • 40 alunos para as classes de ensino médio;
  • 45 alunos para as turmas de educação de jovens e adultos, nos níveis fundamental e médio.

"Não procede a informação de transferência de alunos entre escolas ou turnos. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informa que de 104 mil classes, 0,3% serão redimensionadas, em acordo aos critérios das Resoluções SE nº2/2016 e SE nº 62/2018. A Seduc-SP dialoga com a rede a otimização da formação de classes com até 30 alunos. Se ao final de cada bimestre, constatar o aumento ou diminuição da demanda escolar, a Diretoria de Ensino deverá reavaliar e proceder ao devido redimensionamento, adequando à realidade local e com total garantia pedagógica do ensino aos estudantes”, afirmou, em Nota Oficial, a secretaria.

últimas