DOAÇÃO

Secretaria da Saúde alerta para baixo estoque de sangue nos hemocentros do Estado

Secretaria da Saúde alerta para baixo estoque de sangue nos hemocentros do Estado

Os sangues do tipo O-, O+ e B- são os mais necessários

Os sangues do tipo O-, O+ e B- são os mais necessários

Publicada há 11 meses

Hemocentro de Fernandópolis: de doações de voluntários. Foto: Divulgação / Hemocentro

Da Redação

A Fundação Pró-Sangue, o Hospital das Clínicas (HC) de Marília, o Hemonúcleo de Sorocaba e outras unidades estaduais de Saúde convocam a população para a doação voluntária de sangue. Os estoques da Fundação operam em nível crítico, com menos de 40% da sua capacidade.

Os sangues do tipo O-, O+ e B- são os mais necessários, estando disponíveis em quantidade suficiente para menos de um dia. Há estoque para prover apenas a demanda de um dia pelos tipos A- e B+ e o nível das reservas dos tipos A+ e AB- também levaram a Fundação a declarar um alerta.

O HC de Marília informa que o Hemocentro se encontra em situação emergencial para os tipos sanguíneos O-, só com 20,8% do estoque abastecido. Os tipos B- e AB- se encontram em estoque zero.

No Hemonúcleo de Sorocaba, que normalmente recebe entre 120 e 130 doações de sangue por dia, a média diária de doadores caiu para 90, comprometendo principalmente os estoques de tipos O+ e O-, assim como as reservas de concentrado de plaquetas.

Os estoques do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) também estão em níveis críticos e necessitam de doações de todos os tipos sanguíneos.

Com o início das campanhas de imunização e os feriados, ocorreu uma queda nas doações de sangue. Pessoas que se vacinaram contra a gripe e contra o coronavírus com as vacinas Coronavac e Covaxin devem esperar 48h para doar sangue, enquanto as demais vacinas contra a Covid-19 demandam um intervalo de 7 dias entre a imunização e a doação.

Os feriados oferecem um desafio de outra ordem, uma vez que as pessoas doam menos por estarem longe de casa, mas também há mais acidentes nas estradas, o que aumenta a demanda por transfusões.

Serviço

Para aqueles que quiserem realizar a doação de sangue, recomendamos que se faça o agendamento online, que garante a celeridade do processo. É só acessar o site www.prosangue.sp.gov.br.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo

últimas