SAÚDE

Saúde orienta sobre ‘Programa de Hipertensão Arterial’ desenvolvido no município

Saúde orienta sobre ‘Programa de Hipertensão Arterial’ desenvolvido no município

Ações em Fernandópolis são desenvolvidas pelas Unidades de Saúde, com apoio do NASF

Ações em Fernandópolis são desenvolvidas pelas Unidades de Saúde, com apoio do NASF

Publicada há 11 meses

Da Redação

Nesta quarta-feira, 17, celebra-se o Dia Mundial da Hipertensão Arterial (HAS). A data foi criada para alertar sobre os cuidados com a doença – que ainda possui uma baixa conscientização -, entre eles o uso de métodos precisos de aferição da pressão arterial e a importância do controle da hipertensão.

Em Fernandópolis, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio das Unidades de Saúde, com apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realiza ações para a prevenção e controle da hipertensão arterial. O projeto consiste em consultas agendadas com médicos e enfermeiros, semestralmente.

Também é composto por um amplo trabalho de ‘Educação em Saúde’, priorizando o controle e redução dos fatores de risco: reflexões para alimentação adequada, orientação do uso correto da medicação e adesão ao tratamento. Os pacientes também são orientados sobre a importância da prática de atividade física e apoio com grupos antitabagismo.

Todas as ações do Programa de Hipertensão Arterial no município são aliadas ao comprometimento do paciente no auto cuidado, visando sucesso no controle da pressão arterial, prevenindo agravos como: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio, Doença Renal Crônica, Trombose Venosa Profunda (TVP), Embolia Pulmonar, entre outras.

A recomendação nesta semana de conscientização, controle e combate à doença é para que a população procure sua Unidade de Saúde, faça o cuidado e a prevenção.

Fonte: Secom de Fernandópolis


 

últimas