SAÚDE

Lucy Montoro de Fernandópolis participará de pesquisa com exoesqueleto robótico

Lucy Montoro de Fernandópolis participará de pesquisa com exoesqueleto robótico

A parceria vai permitir o desenvolvimento de estudos e avaliações

A parceria vai permitir o desenvolvimento de estudos e avaliações

Publicada há 11 meses

Da Redação

Na segunda-feira, dia 22, o Governo de São Paulo autorizou acordo de colaboração entre a Rede Lucy Montoro, a startup francesa Wandercraft e o Centro Paralímpico Brasileiro para pesquisa científica e tecnológica com exoesqueletos robóticos em apoio à reabilitação de pacientes com paraplegia. A Unidade de Reabilitação do Lucy Montoro de Fernandópolis participará da pesquisa.

Durante evento na Capital, o governador Tarcísio de Freitas deu aval à parceria na celebração de 15 anos de funcionamento de um dos maiores sistemas públicos do país para reabilitar pacientes com deficiências físicas e motoras.

“São pesquisas e iniciativas que vão trazer a qualidade de vida de volta para muitas pessoas. Imagine, a pessoa vai vir para cá para ter a experiência de caminhar novamente. Ela estará trabalhando o corpo que vai começar a funcionar melhor, trabalhando o cérebro e a autoestima. Ela vai sair daqui uma pessoa diferente, em um ambiente onde ela está sendo acolhida. E isso não tem preço”, afirmou o governador.

A solenidade contou com a participação dos secretários estaduais Eleuses Paiva (Saúde), Marcos da Costa (Direitos das Pessoas Com Deficiência) e Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, da senadora Mara Gabrilli, do ex-governador José Serra, da presidente do conselho diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP, Linamara Rizzo Battistella, e do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, além de autoridades estaduais e municipais, parlamentares e representantes da comunidade médica e da sociedade civil.

Estudos e Avaliações

A parceria vai permitir o desenvolvimento de estudos e avaliações do uso de exoesqueletos para auxiliar a movimentação de pacientes em reabilitação. O equipamento conta com um sistema que controla o centro de gravidade do usuário para oferecer mais equilíbrio e pode ser programado de acordo com objetivos como sentar, levantar, andar de frente, de costas e de lado, além de subir e descer degraus.

A parceria vai permitir o desenvolvimento de estudos e avaliações. Foto: Divulgação Governo de SP

últimas