CULTURA

Coordenador do curso de Jornalismo da FEF Lança Livro sobre Cinema em São Paulo

Coordenador do curso de Jornalismo da FEF Lança Livro sobre Cinema em São Paulo

Ele participou do 5º livro do grupo de cinema do Instituto Juan Droguett

Ele participou do 5º livro do grupo de cinema do Instituto Juan Droguett

Publicada há 11 meses

Professor Marcelo Matos (esquerda) na Livraria Martins Fontes. Foto: Reprodução / FEF

Da Redação

O professor, e também coordenador do curso de Jornalismo da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis, Marcelo dos Santos Matos, participou do lançamento do livro “Experiência estética da arte no cinema pós-moderno”. O evento aconteceu recentemente, na sede da livraria Martins Fontes, em São Paulo. Além do professor da FEF, o livro contou com capítulos de acadêmicos de peso na área da comunicação como Lúcia Santaella da semiótica, Leda Tenório do Nouvelle vague e Juan Droguett sobre o estado da arte no cinema pós-moderno. Também participou do lançamento Cláudia Dalla Verde, roteirista dos programas Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua e Disney Cruj.

O professor Marcelo Matos participou do 5º livro do grupo de cinema do Instituto Juan Droguett falando sobre o filme Roma, do diretor mexicano Alfonso Cuarón. “Nesse texto priorizei a poética da linguagem do diretor, baseado em suas reminiscências, como também busquei dissecar as camadas de sentido do filme sem dar spoilers já que se encontra disponível na Netflix”, comenta o autor.

Nesta edição podemos ler análises de diversos filmes sob a ótica da experiência estética. Além de Roma, já citado, na coletânea há textos dos filmes “Bohemian Rhapsody” sobre Freddie Mercury e a banda inglesa Queen, “Parasita” que foi um filme coreano vencedor de Oscar, “A casa que Jack construiu” do polêmico diretor dinamarquês Lars von Trier, “Bacurau” que representa o cinema nacional contemporâneo, “Coringa” sobre as facetas da sociedade na inversão dos valores com o anti-herói, “Era uma vez em Hollywood” com a ironia sarcástica de um Tarantino metalingüístico, além de capítulos sobre obras dos diretores Stanley Kubrick e Pedro Almodóvar, entre outros.

O grupo de cinema do Instituto Juan Droguett já planeja o lançamento da 6ª edição que está em fase final de produção. A próxima edição da coletânea, a sexta da série sobre as experiências estéticas no cinema irá abordar a questão dos gêneros cinematográficos.

Fonte: Fundação Fundação Educacional de Fernandópolis

últimas