SOLIDARIEDADE

NASF de Fernandópolis incentiva doação de sangue no ‘Junho Vermelho’

NASF de Fernandópolis incentiva doação de sangue no ‘Junho Vermelho’

Ação visa estimular e mostrar a importância da doação de sangue

Ação visa estimular e mostrar a importância da doação de sangue

Publicada há 10 meses

Da Redação

O mês de junho é dedicado ao fortalecimento da Campanha de Doação de Sangue. No próximo dia 14 será celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e no estado de São Paulo, desde 2017, acontece por meio da Lei nº 16.389 o ‘Junho Vermelho’, como forma de alavancar as campanhas de doação de sangue.

Em Fernandópolis, a equipe do NASF – Núcleo Ampliado de Apoio da Família e a Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, promovem ações de incentivo para a conscientização popular e a importância do ato de doar sangue.

“Incentivar doações e manter o estoque do Hemocentro com um bom nível de bolsas de sangue é fundamental. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil menos de 2% da população é doadora. Por isso, nossas equipes procuram tirar dúvidas sobre a doação e incentivar as famílias a proceder esse ato de amor ao próximo”, destacou o secretário municipal de saúde, Ivan Veronessi.

A equipe do NASF desempenha um importante trabalho no conjunto das ações estratégicas dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Para o ‘Junho Vermelho’, o trabalho desses profissionais será fundamental para esclarecer as famílias sobre os ‘mitos’ relacionados a doação de sangue.

DOAÇÃO DE SANGUE 

Para ser doador é preciso estar bem de saúde; apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH); ter de 16 a 69 anos de idade (menores devem estar acompanhados dos pais); homens devem pesar mais de 50 kg e mulheres mais de 51 kg; caso esteja tomando medicamentos, leve os nomes.

O Hemocentro de Fernandópolis funciona de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, as quartas-feiras das 08h às 18h e aos sábados das 07h30 às 12h. Os telefones de contanto são (17) 3442-5544 / 98165-0067. O endereço é rua Simão dos Santos Gomes, 266, jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa.

Fonte: Secom de Fernandópolis

últimas