SAÚDE

Secretário Eleuses Paiva discute Projeto de Regionalização da Saúde e panorama na Macrorregional de Rio Preto

Secretário Eleuses Paiva discute Projeto de Regionalização da Saúde e panorama na Macrorregional de Rio Preto

Remuneração adequada dos prestadores de serviço na área da saúde

Remuneração adequada dos prestadores de serviço na área da saúde

Publicada há 9 meses

Luis Henrique, Eleuses Paiva e Nilva Souza: regionalização da Saúde. Foto: Divulgação / SeCom Jales

Da Redação

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva esteve no auditório da Famerp, em São José do Rio Preto (SP), na terça-feira, dia 11 de julho, para participar da Mesa de Abertura da Oficina de Regionalização da Saúde - Macrorregional de Rio Preto. O prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira participou do evento na companhia do chefe de gabinete José Angelo Caparroz Vieira, da secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, dos servidores da pasta, do presidente do Hospital de Amor de Barretos, Dr. Henrique Prata, do gerente administrativo do Hospital de Amor de Jales, Arthur Bernardes, da diretora de relações governamentais, Adriana Mariano e equipe.

O Projeto de Regionalização da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) busca reorganizar as unidades de saúde e investimentos, de acordo com as necessidades e demandas de cada região. O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir.

De acordo com o Secretário Estadual, Dr. Eleuses Paiva, “o Estado de São Paulo irá assumir a responsabilidade de remunerar de forma adequada os prestadores de serviço na área da saúde”. Segundo ele, o primeiro passo será entender os gargalhos, os compromissos com cada gestor e analisar a região como assistência de saúde. “Outra mudança que iremos fazer é regionalizar o CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) dando mais resolutividade e agilidade nos problemas da região”, destacou.

Também participaram da mesa de abertura, autoridades como o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, e o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde, Renilson Rehem. O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS.

Com o Cosems-SP e o OPAS, já foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.

Na terça-feira, (11), ocorreram painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região. O evento continuou na quarta-feira (12), com os trabalhos dos grupos para apresentar propostas e relatórios sobre as questões trabalhadas e reapresentação do cronograma de atividades do projeto.

O prefeito Luis Henrique ressaltou que, “reunir todas essas pessoas presentes aqui hoje na Oficina de Regionalização da Saúde - Macrorregional de Rio Preto é uma grande oportunidade para discutirmos e analisarmos as demandas regionais. O nosso objetivo maior será conseguirmos a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, além de ampliar a oferta de serviços, e, principalmente, fazermos as filas andarem e serem reduzidas.

As Macrorregiões que sediaram oficinas até o momento foram as de Bauru, Taubaté, Marília e Presidente Prudente. A próxima, da Macrorregião de Araçatuba, ocorrerá nos dias 13 e 14 de julho. No dia 5 deste mês, uma reunião preparatória conduzida pelo secretário Eleuses Paiva fez uma avaliação daquilo que já foi realizado pelas Oficinas e definiu os objetivos para os eventos futuros.

últimas