LUTO

Pecuarista e filho de 12 anos morrem em acidente de avião na divisão de MT e RO

Pecuarista e filho de 12 anos morrem em acidente de avião na divisão de MT e RO

O avião pertenceria à família Maia, de Araçatuba; piloto era considerado experiente

O avião pertenceria à família Maia, de Araçatuba; piloto era considerado experiente

Publicada há 8 meses

Pai e filho faleceram na queda do monomotor. Foto: Reprodução / Facebook

Da Redação / Mais Rondônia

Um avião monomotor caiu na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, resultando na morte de duas pessoas. O acidente envolveu o pecuarista e piloto Garon Maia e seu filho, de 12 anos. O avião pertenceria à família Maia, de Araçatuba (SP). As buscas ocorreram durante toda a noite e pouco depois das 10h30 deste domingo, os destroços da aeronave foram encontrados.

A aeronave, um Beechcraft Bonanza A-36, desapareceu do radar pouco depois de decolar do aeroporto de Vilhena (RO) por volta das 17h50 de sábado (29).

As buscas começaram imediatamente, mas os destroços só foram encontrados na manhã deste domingo (30), em uma área de mata fechada próxima a Vilhena (RO) e Comodoro (MT).

O Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciará as investigações para determinar as causas da queda do avião.

Pecuarista era um piloto experiente

Conforme informações preliminares, o avião estava programado para se dirigir à Fazenda Jaqueline, situada no estado de Mato Grosso, a poucos quilômetros de Vilhena.

O tempo estimado de voo até o destino era de 15 minutos, entretanto, o bimotor desapareceu dos radares apenas cinco minutos após a decolagem.

O piloto da aeronave, conhecido como Garonzinho, é considerado experiente.

Ele era filho do pecuarista Garon Maia, falecido em novembro de 2022.

O avô foi um pecuarista pioneiro e nacionalmente reconhecido, falecendo em 2019 aos 93 anos. O pai de Garonzinho, Garon Maia, foi uma referência na pecuária de corte brasileira, sendo fundador de mais de 50 fazendas. O pai que era reconhecido como uma das maiores referências da pecuária nacional, era irmão de Tião Maia, que também fez história no segmento no Brasil, Austrália e Estados Unidos.

Homenagens

Amigos, autoridades, entidades ligadas à pecuária e agronegócio divulgaram nota de pesar e fizeram homenagens para Garon e o filho.

– “É com profunda tristeza que recebemos a notícia sobre o trágico acidente aéreo ocorrido no estado de Rondônia, que resultou no falecimento de Garonzinho Maia e seu filho Kiko. Garonzinho era piloto experiente e tinha paixão pela aviação e pecuária. Era filho do saudoso Garon Maia e da empresária Cristina Maia, além de neto de Braulino Maia, mais conhecido como Garon Maia, uma lenda da pecuária brasileira. Neste momento de dor e pesar, prestamos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos“, diz a nota de Dilador Borges, prefeito de Araçatuba.

– “Uma pessoa maravilhosa . Garon Maia Filho e seu filho Kiko. Ainda sabendo que a morte vem de Deus, quando nós não a provocarmos, não podemos, por enquanto, na Terra receber a morte com alegria porque ninguém recebe um adeus com felicidade, mas podemos receber a separação com fé em Deus, entendendo que um dia nos reencontraremos todos numa vida maior e essa esperança deve aquecer-nos o coração“, escreveu Cleto Fontoura, amigo.

Fonte: https://maisro.com.br/

últimas