POLÍTICA

Acordão! Candidato a prefeito dos ‘pessutistas’ tem que vir do Republicanos

Acordão! Candidato a prefeito dos ‘pessutistas’ tem que vir do Republicanos

Acordão envolve governo estadual, municipal e vereadores

Acordão envolve governo estadual, municipal e vereadores

Publicada há 8 meses

É... O mundo dá voltas (e reviravoltas).

Eis que o acordo celebrado entre os governistas fernandopolenses, partidários do grupo pessutista, e representantes de alta envergadura do Republicanos com amplo assento no Palácio dos Bandeirantes e que resultou na entrega da direção municipal do partido para a bancada do prefeito André Pessuto, finalmente chegou-nos a ser revelado.

Pois a combinação é a seguinte: O Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas, foi mesmo para as mãos do secretário municipal (chefe de Gabinete) Rodrigo Ortunho, ectoplasma de Pessuto (aparentemente de modo definitivo), contrariando grande fatia de lideranças que encamparam a então candidatura de Tarcísio por aqui. A troca/recompensa acordada é de que o candidato governista – aquele (ou aquela) que encabeçará a coligação – seja, obrigatoriamente, filiado(a) ao Republicanos.

Eis o motivo de tamanha movimentação de ‘prefeituráveis’ em Fernandópolis nos últimos dias.

Nada de União Brasil, de PSDB, de PSB, de Solidariedade, de PP, de PSC, de PSD, de PTB, de DEM ou MDB na posição principal. Ao menos que o combinado não seja cumprido, estão todos relegados a posições secundárias ou, se descontentes, que se mudem de partido ou grupo.

Certamente o acordão estipula outras cláusulas, principalmente de investimentos estaduais no município neste segundo semestre de 2023 até antes do pleito de outubro do próximo ano e até mesmo mudanças de nomes no primeiro escalão do governo municipal (que na realidade já começou com representantes do agrobusiness indicando o novo secretário de Agricultura).

Detalhes:

  • Somente para rememorar e sem qualquer outra intenção, já data quase dois meses (12/06/2023) que o Diretório Municipal do Republicanos ‘caiu’ nas mãos e sob a presidência de Rodrigo Ortunho, apesar das enfáticas manifestações contrárias jurando um reviravolta, cada vez mais distante.
  • É absolutamente incompatível o Republicanos (de Tarcísio) apoiar, em Fernandópolis, um nome governista e o PSD (de Kassab) encampar a candidatura oposicionista de sua pupila Ana Bim. Alguém irá sobrar!

Conteúdo originalmente publicado na Coluna .Inside de quinta-feira, 03/07/2023.

Ele não poupou adjetivos, até mesmo aqueles que mostram certo desapreço para com a situação atual do partido que lhe abriga há anos e deixou absolutamente claro: está de saída do PSDB, o que só não ocorre agora – de imediato – por não ser legalmente permitido, mas que ocorrerá na próxima janela de abertura partidária, em março do próximo ano.

Esta e outras revelações foram proferidas pelo votuporanguense Carlão Pignatari em entrevista publicada pelo site santa-fé-sulense Informa Mais concedida durante evento em Três Fronteiras, na última sexta-feira, 28.

Dentre outras frases de efeito, Carlão disse que não fica mais no PSDB, que é um partido que “já deu o que tinha que dá. Já tive convite de vários partidos, inclusive o Republicanos do governador, e devo ter uma decisão até o final do ano”.

Pignatari afirmou também que já pediu a anuência do partido para a saída e que o PSDB atualmente está apoiando, na Assembleia Legislativa Paulista (Alesp) o governo estadual de Tarcísio de Freitas.

Projetando o futuro, o parlamentar ressaltou que teve convites de outras agremiações, inclusive do Republicanos (partido de Tarcísio) e até do PSD (partido do secretário de governo Gilberto Kassab).

Somente rememorando, seu principal representante em Fernandópolis, o vice-prefeito Artur Silveira, após 31 anos de tucanato, migrou para o PSB do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, do ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França, representado na região pelo deputado estadual rio-pretense Valdomiro Lopes.

Há! Carlão certamente levará na bagagem uma multidão de prefeitos, vices e vereadores.

Bolsonaro na região: já era

As palavras da prefeita Gislaine Franzotti, de que o ex-presidente estaria na região pela primeira vez desde que deixou o Palácio do Planalto para prestigiar a Exposhow de Potirendaba que acontece entre a quinta-feira, 10, e o sábado, 12, 'furaram'. Através da direção nacional de seu partido - o PL - foi cancelada a visitação e ficou a promessa de nova dada futura ser agendada.

Novo prefeito em Mira Estrela

Desde terça-feira, 01, o Executivo Municipal de Mira Estrela está sob a administração do vice-prefeito Milton Luizon (PSDB). Ele foi solenemente empossado pela Câmara de Vereadores e substitui a prefeita eleita Priscila do Prado (UB) pelo prazo de 120 dias, em virtude de licença maternidade.

Menos um

Do rol inicial dos prefeituráveis que circula atualmente - Ana Bim, Carlos Cabral, Gustavo Pinato, Henri Dias, Ivan Veronesi, Janaína Alves, João Paulo Cantarela, João Pedro da Caixa, Marcus Chaer, Murilo Jacob, Renato Colombano e Rodrigo Ortunho - ao menos um deles já é 'carta fora do baralho'. Ele teria confirmado publicamente que não encontra respaldo dentre os governistas e nem portas abertas junto à oposição. Ou continua na vereança ou...

Adversário para Pinato na região?

O tiro saiu (ou sairá)? Pois se articula nos bastidores da política votuporanguense o lançamento (prévio e antecipado) da candidatura de Karina do Carmo para - pasmem - deputada federal. A movimentação inclui nomes como do ex-prefeito Júnior Marão, o deputado Carlão Pignatari e o atual gestor Jorge Seba e a antecipação deriva do processo de escolha da chapa que concorrerá ao pleito municipal. A advogada (e assessora de Carlão) era cogitada como vice, em coligação com Jorge Seba e em substituição ao atual Cabo Valter.

Titãs em RP e Fliv

Finalizando, chega pela região um dos melhores shows do ano, principalmente para os fãs do pop/rock. Foi confirmada a apresentação da banda Titãs em Rio Preto no dia 7 de dezembro, com o show 'Pra Dizer Adeus', em local ainda a ser designado. A partir de amanhã, 06, começa a Fliv em Votuporanga, com cerca de 400 atrações e show do Paralamas na segunda-feira, 07, data de aniversário do município.

últimas