PETS

CCZ firma convênio com UB para atendimento de animais com esporotricose

CCZ firma convênio com UB para atendimento de animais com esporotricose

Consultas serão gratuitas com prévio agendamento

Consultas serão gratuitas com prévio agendamento

Publicada há 7 meses

Esporotricose é um tipo de micose e transmissível para humanos. Foto: Reprodução / Blog da Cobasi

Da Redação

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonose, firmou uma importante parceria com a Universidade Brasil para atendimento de felinos com esporotricose.

Para passar pela consulta é preciso fazer o agendamento com antecedência no CCZ, por telefone ou presencialmente. Os animais suspeitos de esporotricose passarão por uma triagem e as consultas e exames para diagnóstico da doença serão realizados gratuitamente na Universidade pelos alunos, supervisionados por professores especialistas na doença.

Em caso de exames positivos, a Prefeitura oferece a medicação gratuitamente para o tratamento do animal. “Essa é mais uma importante parceria do CCZ, mas é importante lembrar que somente exames de esporotricose entram no convênio, caso a pessoa queira realizar mais algum exame na UB, haverá os custos da clínica”, explicou a coordenadora do Centro de Zoonoses, Daiane Fazzio. 

SOBRE A DOENÇA

Esporotricose felina é um tipo de micose causada por um fungo do gênero Sporothrix, que costuma estar presente no solo, palha, vegetais, espinhos e madeiras. A transmissão costuma acontecer quando o gato possui alguma ferida aberta no corpo ou por espinhos que perfuram ou arranham a pele dele. Também conhecida como a ‘doença do jardineiro’, é uma zoonose, ou seja, a esporotricose passa para humanos. 

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas