POLÍTICA

Ranking Connected Smart Cities: Meio Ambiente de Fernandópolis é o 11º melhor do Brasil

Ranking Connected Smart Cities: Meio Ambiente de Fernandópolis é o 11º melhor do Brasil

Destaque também na Saúde com 58ª colocação nacional

Destaque também na Saúde com 58ª colocação nacional

Publicada há 7 meses

Um novo ranking de perfil nacional foi divulgado nesta semana, abrangendo 41 cidades com mais de 500 mil habitantes, 278 com 100 a 500 mil habitantes e 337 com 50 a 100 mil habitantes e com objetivo de mapear as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento.

Elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, o ‘Ranking Connected Smart Cities’ analisou dados socioeconômicos de 656 municípios do País, considerando 74 indicadores subdivididos em 10 categorias: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Pois então, aos números!

Geral

No ranking geral, considerando a somatória das dez categorias, o primeiro lugar ficou com Florianópolis (SC), seguida de Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Da região noroeste paulista somente Rio Preto surge dentre os cem primeiros colocados, ocupando a 71ª posição (em 2022 era 82º). A cidade se destaca nos segmentos de meio ambiente (19º), saúde (36º), tecnologia e informação (86º).

Fernandópolis

Capítulo a parte (e com menção honrosa) para o município na categoria ‘meio ambiente’.

Nesse segmento, a cidade ficou na 11ª colocação, superando, inclusive, Rio Preto (19º), Mirassol (36º) e Catanduva (65º). O vencedor nesse quesito foi Balneário Camburiu (SC), seguido de Jaraguá do Sul (SC), Pinhais (PR) e Santos (SP). 

O estudo do Ranking Connected Smart Cities prioriza nesse quesito indicadores de infraestrutura e acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e recuperação de resíduos sólidos.

Fernandópolis também volta a ser destaque na categoria ‘saúde’, ocupando o 58º lugar do ranking, superando, inclusive, Votuporanga (67º). Em nível de região, Barretos ficou em 17º lugar (Hospital de Amor influenciando), Catanduva em 26º e Rio Preto em 36º. Liderou esse segmento Vitória (ES), seguido de Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG).

Recentemente, o Instituto Cidades Sustentáveis divulgou levantamento colocando Fernandópolis na 17ª colocação em ranking de abrangência nacional (nos 5.570 municípios) avaliando o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasileiras (IDSC).

Desde 2015 a Urban realiza trabalhos similares e diversas de suas pesquisas estão publicadas em revistas e jornais de conceito nacional.


Na porta do Tarcisão

Prefeitos da região foram recebidos pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na última terça-feira, 05, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Para muitos deles foi a primeira vez que participaram de encontro pessoal com Tarcísio. Dentre eles estiveram o gestor de Macedônia, Reginaldo Marcomini e o de Fernandópolis, André Pessuto. Quem ficou de fora, brevemente deve ter agenda programada.

Carlão no Republicanos?

A nota inicial pintou na Folha de SP e propagou-se, atingindo o 'sertão paulista'. O governador Tarcísio, de olho no fortalecimento de sua base na Assembleia Legislativa teria convidado o ex-presidente Carlão Pignatari para mudar de partido: deixar o PSDB e ingressar no Republicanos. Pois em contato, o parlamentar negou a existência do convite e afirmou que, no momento, não deixará a agremiação na qual é filiado há mais de 30 anos. Na real, o "no momento", entenda-se a próxima janela partidária em março de 2024.

Fernandópolis: começou a preocupar

Parecia, a princípio, sazonal e facilmente reversível, mas os dados do Caged relativos a julho mostram que, pelo terceiro mês consecutivo, o saldo de geração de empregos formais ficou no negativo. Fora, 617 admissões contra 622 demissões, resultando em saldo negativo de cinco postos. Embora baixo, a queda mostra desaceleração e prejudica o desempenho positivo do ano (que agora caiu para 459). Nos três últimos meses a perda é de 129 postos de trabalho.

Já no Brasil...

Os dados do Pnad do IBGE mostram que a taxa de desemprego ficou em 7,9%, a menor desde fevereiro de 2015. O recuo é de 1,2% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Pelos dados do Caged, o Brasil criou 142.702 empregos com carteira assinada no mês passado.

Recorde

A Associação Brasileira de Doações de Órgãos (ABTO) confirmou que o país bateu, neste primeiro semestre, recorde de doações de órgãos. A média chegou a 19,2 doadores para cada milhão de habitantes. A expectativa é de novo recorde ao final de 2023, com a média passando dos 20/10000.

Socialete e do agro

Dentre os 53 Mandados de Busca e Apreensão cumpridos pela PF na terça-feira, 05, na Operação Lesa Pátria, fruto da invasão na Praça dos Três Poderes em Brasília, 12 deles foram no Estado paulista e dois contra moradores da região. Um foi contra a empresária araçatubense Marici Junqueira de Andrade Bernardes e outro contra o filho do ex-prefeito de Birigui Rodrigo Borini. São acusados de financiar os atos golpistas.

40 hospitais da região

A Nova Tabela SUS Paulista, que reajusta em até cinco vezes o valor de procedimentos médicos pagos pelo SUS e que entrará em vigor no início de 2024, beneficiará 40 entidades hospitalares da região, incluindo Santas Casas. Em todo Estado serão 354 unidades que respondem por 50% da demanda do sistema. O custo será de R$ 2,8 bilhões anuais, cobertos com recursos estaduais. Há mais de 20 anos que a tabela do SUS não é reajustada.

últimas