PREVENÇÃO

Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Palestras, rodas de diálogos e demais atividades serão realizadas em Fernandópolis

Palestras, rodas de diálogos e demais atividades serão realizadas em Fernandópolis

Publicada há 8 meses

Da Redação

Com o tema ‘Acolher é Cuidar’, a campanha Setembro Amarelo traz neste ano uma ampla programação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do NASF, que contará com palestras durante todo o mês de setembro.

O projeto visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, incluindo possibilidades de apoio e tratamento em casos necessários. 

Dentro do calendário do NASF para este mês, estão programadas palestras na ADVF, UNATI, AVCC, APAE, Tiro de Guerra, CAEFA e ACREDITE. As ações vão contar também com a participação do CVV (Centro de Valorização da Vida) que atua no país desde a década de 60 desenvolvendo um importante trabalho de apoio emocional e na prevenção ao suicídio de forma voluntária.

Durante todo mês de setembro também serão realizados diálogos nas salas de espera das Unidades de Saúde, no estacionamento da ESF Paulista e instituições religiosas (igrejas).

SETEMBRO AMARELO 

É um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Ao longo desses anos, tem sido possível observar uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar abertamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público.

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas