MENOS 28%

Prefeito cancela Festa do Peão por queda na arrecadação

Prefeito cancela Festa do Peão por queda na arrecadação

Medida extrema adotada por Osvaldo Lugato em Rubinéia

Medida extrema adotada por Osvaldo Lugato em Rubinéia

Publicada há 7 meses

Após a redução do expediente na Prefeitura de Fernandópolis decretada por André Pessuto (UB), em nome da economicidade, eis que a população da região começou a sentir na pele os efeitos da propagada queda das receitas municipais, inclusive dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

CLIQUE AQUI E AQUI PARA RELEMBRAR

Até então as queixas estavam restritas aos bastidores políticos e cercanias das municipalidades, pouco (ou quase nada) atingindo os cidadãos, mas a decisão do prefeito Osvaldo Lugato (PSD) de cancelar a tradicional Festa do Peão de Rubinéia pegou todos de surpresa e propagou a questão da recessão financeira para os populares.

Em Nota Oficial ele afirmou que o município de Interesse Turístico estava cancelando o evento devido ao “contingenciamento de gastos por força da impactante queda dos repasses federais” e que, em breve (e quando a situação melhorar) nova data seria anunciada.

Movimentações em Brasília indicam a possibilidade de o governo federal estipular alguma forma de compensação para os municípios que tiveram quedas relevantes, inclusive com reposição de valores.

Segundo a Secretaria da Receita Federal, a arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais registrou queda real (descontada a inflação) de 4,2% em julho, após queda de 3,4% em junho.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no encerramento do primeiro semestre, 51% das administrações municipais estavam no vermelho. Levantamento da confederação destaca que o montante do primeiro decêndio de setembro representa queda de 28,22% em termos nominais em relação ao mesmo período do ano passado.

PS: Ao finalizar a coluna este articulista recebeu texto do governo federal anunciando a antecipação de R$ 10 bilhões para compensação de Estados e Municípios com perdas no ICMS. O valor seria pago somente em 2024, mas o governo decidiu fazê-lo ainda em 2023. No total, a compensação será de R$ 27 bilhões até 2026

PS II: Na quarta-feira, 13, o governo municipal de Turmalina seguiu a mesma decisão de Rubinéia e cancelou a edição 2023 do 2º Turmalina Rodeio Show. O prefeito Alex Ribeiro utilizou as mesmas argumentações de Lugano.

O texto é de livre manifestação do signatário que apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados e não reflete, necessariamente, a opinião do 'O Extra.net'.


últimas