TEMPERATURA

Saúde alerta sobre primeiros socorros em casos de insolação nas altas temperaturas

Saúde alerta sobre primeiros socorros em casos de insolação nas altas temperaturas

Na próxima semana, termômetros podem chegar aos 42º C em Fernandópolis

Na próxima semana, termômetros podem chegar aos 42º C em Fernandópolis

Publicada há 7 meses

Da Redação

A Defesa Civil do município já emitiu um alerta sobre a intensificação do calor intenso nos próximos dias em toda região noroeste do estado de São Paulo.

 Além da sensação de mal-estar e cansaço provocados pelo clima quente e umidade relativa do ar baixíssima, a orientação é para medidas de cuidado redobrados com a saúde nos dias de alta temperatura.

Com o assunto em destaque, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) elaborou um informativo que traz informações essenciais para os primeiros socorros em casos de insolação, em especial aos idosos e crianças.    

ORIENTAÇÕES

Em casos de insolação é imprescindível avisar os serviços de urgência e manter gestos rápidos, como colocar a pessoa em local de sombra, colocar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha ou usar mantas térmicas de resfriamento. Se estiver acordada e consciente da água para hidratar, retirar o máximo de roupas e colocar um ventilador para baixar sua temperatura corporal enquanto aguarda ajuda profissional. Também é preciso estar atento aos animais de estimação e criações. 

Oficialmente a primavera começa neste sábado, 23, com a temperatura na faixa dos 41º no decorrer do dia. Os institutos meteorológicos divulgaram que a atuação de um bloqueio atmosférico vai impedir o avanço de frentes frias ao longo destes próximos dias, desta forma, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano. 

A atenção maior é principalmente para o período da tarde, onde a umidade do ar poderá atingir 20%, índice de deserto favorecendo as queimadas e incêndios florestais.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado, dia 23|     41º

Domingo, dia 24|    41º 

Segunda, dia 25|    42º

Terça, dia 26|       40º

Quarta, dia 27|      40º  

Quinta, dia 28|      39º

Sexta, dia 29|      39º

Fonte: Defesa Civil Municipal


últimas