FISCALIZAÇÃO

Polícia e Detran fazem blitz na Expedicionários em Fernandópolis

Polícia e Detran fazem blitz na Expedicionários em Fernandópolis

Megafiscalizações da Lei Seca na Semana Nacional do Trânsito

Megafiscalizações da Lei Seca na Semana Nacional do Trânsito

Publicada há 7 meses

ODSI na Avenida Expedicionários, em Fernandópolis. Foto: Divulgação / PM-SP

Da Redação

Na noite desta sexta-feira, 22/09/2023, em Fernandópolis, ocorreu mais uma edição da Operação Direção Segura Integrada (ODSI). Uma ação conjunta entre diversas instituições visando a fiscalização de trânsito e a conscientização de toda a população para o cumprimento das normas de modo a preservar vidas. E vale lembrar que estamos na Semana Nacional do Trânsito, cujo tema este ano é: No trânsito, escolha a vida!

Ainda não foram divulgados os dados a respeito da fiscalização.

Megafiscalizações da Lei Seca

Conforme matéria publicada neste site no último dia 15, Detran-SP e Polícias Civil e Militar realizam durante esta semana megafiscalizações de cumprimento da Lei Seca em todo o estado paulista, inclusive na região.

Confira o texto:

Imagem: Ilustração. Fonte: Gov. Estado SP

A partir da próxima segunda-feira, 18, e até o domingo, 24, em todas as principais cidades do Estado de São Paulo estarão sendo realizadas operações de fiscalização por parte do Detran-SP, com integração de vários outros órgãos estaduais (Polícias Civil e Militar inclusive).

As fiscalizações prometem ser as maiores já realizadas pelo Detran-SP desde a implantação da Lei Seca, em 2008, contando com uso de etilômetros (os populares bafômetros) e há possibilidade de realização de mais de uma blitz no mesmo dia e na mesma cidade. A sexta-feira, 22, e o sábado, 23, são as datas em que ocorrerão maior fiscalização, priorizando saídas de bares, restaurantes, baladas e similares.

As ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito e são chamadas de Operação Direção Segura Integradas (ODSI), e tem como tema ‘Vida está Sempre em Trânsito’.

Dados do Governo do Estado de São Paulo mostram que nestes primeiros oito meses de 2023, 154.188 veículos foram fiscalizados, contra 84.367 no mesmo intervalo de 2022 --82,7% a mais. O total de operações passou de 241 para 300.

Ao mesmo tempo, aumentou o número de motoristas que recusaram o bafômetro. Entre janeiro e agosto, 5.791 pessoas não quiseram fazer o teste, contra 3.825 no mesmo período do ano passado --51,4% a mais.

Por outro lado, houve uma queda de 16,7% no número de casos de direção sob o efeito de álcool (índice de até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido), passando de 461 para 384 condutores.

Foi parado?

Caso seja parado em um blitz, o motorista não é obrigado a realizar o teste do etilômetro. Neste caso ele pode ser multado em R$ 2.934,70 e processado para suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por 12 meses.

Caso opte por fazer o teste e seja constatado até 0,33% miligramas de álcool por litro de ar expelido, fica sujeito à mesma pena.

No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40 de multa, além da cassação da CNH.

Além disso, dirigir sob a influência de álcool quanto recusar o teste são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

últimas