ATRAÇÃO

Recuperação ambiental da Represa Beira Rio em Fernandópolis é finalizada

Recuperação ambiental da Represa Beira Rio em Fernandópolis é finalizada

Espelho d’água chega aos 45.000 m², praticamente o mesmo dos anos 70

Espelho d’água chega aos 45.000 m², praticamente o mesmo dos anos 70

Publicada há 7 meses

Da Redação

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Fernandópolis finalizou as obras de recuperação ambiental que estavam sendo realizadas na represa Beira Rio. O volume de sedimentos retirados da represa surpreendeu a equipe responsável pelo desassoreamento. 

“Tratava-se de uma obra muito técnica e complexa que, conforme foi avançando, as dificuldades foram aparecendo. Tivemos alguns problemas no decorrer da obra que foram sendo sanados e hoje, com alegria, informamos que conseguimos resgatar a represa original do início dos anos 70”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Luiz Sérgio Vanzela.

Conforme apresentado na imagem do ‘antes e depois’ no início da recuperação em 2020, o espelho d’água da represa era de apenas 10.700 m², com cerca de 0,30 a 0,60 cm de profundidade. No início dos anos 70, o espelho d’água chegava a 48.000 m² com uma profundidade que chegava a ultrapassar os 2,00 metros de profundidade. A recuperação foi finalizada com a represa Beira Rio tendo atualmente 45.000 m² de espelho d’água, com profundidade oscilando entre 1,50 e 2,00 metros. 

“A obra de desassoreamento era necessária já há anos. Um problema que foi se arrastando até que praticamente a nossa represa desapareceu. Vários estudos foram feitos, obstáculos vencidos e hoje, o que muitos achavam ser impossível, está sendo finalizado, e detalhe, resgatando a originalidade dos anos 70”, comentou o prefeito André Pessuto.

CURIOSIDADE 

Foi retirado na represa Beira Rio o equivalente a 24.131 viagens de caminhões em sedimentos e 359 viagens de caminhões de plantas aquáticas. 

REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO

Com a finalização da recuperação ambiental e desassoreamento, a Prefeitura está dando início a construção de caixas de contenção para se evitar no futuro novos assoreamentos. Finalizado essa etapa, a empresa vencedora do processo de Licitação para as obras de revitalização do entorno da represa serão iniciadas. A ordem de serviço já foi assinada pelo prefeito André Pessuto.

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas