TEMPO

Defesa Civil alerta para chegada de frente fria no Estado de São Paulo nesta quinta

Defesa Civil alerta para chegada de frente fria no Estado de São Paulo nesta quinta

Tempestades e ventos fortes no território paulista a partir de hoje

Tempestades e ventos fortes no território paulista a partir de hoje

Publicada há 6 meses

Centro de Emergências fez o alerta. Foto: Divulgação / Portal Gov. SP

Da Redação

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de SP (CGE) está monitorando a chegada de uma frente ao estado nesta quinta-feira (5). O fenômeno trará chuva ao longo de todo dia, com momentos de maior intensidade, principalmente nos municípios da faixa leste e sul do Estado de São Paulo, o que inclui a Capital e a Região Metropolitana de São Paulo. Na cidade de São Paulo são esperados acumulados de até 50mm.

As chuvas deverão atingir com média a forte intensidade as regiões do Vale do Ribeira, Litoral Paulista, Vale do Paraíba, Região de Itapeva, Sorocaba e Campinas. Nas regiões central, norte e oeste do estado poderá chover, mas com menor intensidade.

Também são esperadas rajadas de ventos na Capital, Grande São Paulo, Região de Sorocaba e Vale do Ribeira, com velocidade de até 60 km/h. Em Campinas, os ventos chegam a 50 km/h. Esse cenário deve permanecer nesses locais ao longo de todo o final de semana. No Litoral Paulista, os ventos ficarão mais fortes na segunda-feira (9), com velocidade de até 60 km/h.

Tempo para o fim de semana

Na sexta-feira (06), a tendência é que o tempo fique mais estável, sem acumulados expressivos e nem chances de chuva constante durante o dia. Neste caso, as chuvas serão isoladas no período da tarde em todo o Estado.

No sábado (07), no período da manhã, o tempo fica mais estável e o sol aparecerá em alguns momentos. Já com a chegada da noite, outra frente fria avançará sobre o Estado de SP e haverá condições para pancadas de chuva mais fortes, principalmente na região leste e no litoral paulista. No Vale do Ribeira, as chuvas serão mais severas.

O domingo (8) será chuvoso em todo o Estado de São Paulo. Haverá bastante instabilidade sobre a região, ocasionando intervalos de pancadas de chuva forte durante o período da manhã, principalmente nos municípios da faixa leste, sul e litoral paulista.

Ao longo de todo o fim de semana, as temperaturas serão mais altas e, com isso, há condição para queda de raio e granizo durante as pancadas de chuva.

Recomendações

A Defesa Civil do Estado estará de prontidão ao longo destes dias, monitorando em tempo real a evolução da chuva e emitindo os alertas à população pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.

Recomendamos às Defesas Civis Municipais que permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

últimas