REINCIDÊNCIA

Criança autista é jogada dentro de lixo na mesma escola que estudante sofreu abuso

Criança autista é jogada dentro de lixo na mesma escola que estudante sofreu abuso

Dois casos de abusos contra estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Dois casos de abusos contra estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Publicada há 6 meses

Recorte de vídeo mostra estudante sendo jogado em lixo. Foto: Reprodução / Facebook

Da Redação

Mais uma criança aluna da escola estadual Manoel José Lobo, em Votuporanga, foi vítima de bullying.

Desta vez o estudante, também com Transtorno de Espectro Autista (TEA) foi carregado por outros alunos da escola e jogado dentro de um tambor de lixo que estava colocado no pátio da instituição.

A denúncia foi publicada pelo vereador votuporanguense Chandely Protetor em rede sociais neste sábado, 07/10/2023, e causou grande repercussão, não somente pelo ato, mas pela reincidência da agressão na mesma unidade escolar.

“A escola serve para formar cidadão de bem, porém conduta como essa é preocupante demais. Independente, se é autista ou não, o menino foi humilhado por outros alunos que são maiores que ele. É revoltante isso e vai virar caso de polícia!”, escreveu Chandelly.

O vereador confirmou que já foram identicadas a vítima e um dos participantes e que um Boletim de Ocorrência Policial deve ser registrado nos próximos dias.

Ele também afirmou que deve realizar uma audiência pública a respeito das recentes denúncias na Câmara de Vereadores.

Por enquanto não houve qualquer manifestação oficial por parte da direção da 'Manoel José Lobo'.

Abuso sexual

No início desta semana, outra denúncia de violência contra um estudante com ETA ocorreu na mesma escola. Confira a matéria divulgada na ocasião

Uma denúncia de abuso sexual contra um estudante de 13 anos e com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), ocorrida dentro de uma escola estadual, está abalando Votuporanga e região.

O fato teria ocorrido na terça-feira, 26/09/2023, dentro de um banheiro da Escola Estadual Dr. Manoel José Lôbo, quando outros alunos da entidade teriam levado o menino para o local e cometido os abusos. Há suspeita de que o ato foi filmado.

Um Boletim de Ocorrência foi elaborado pela mãe da vítima e as investigações por estupro de vulnerável estão em andamento na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Votuporanga. Exame de Corpo de Delito no Instituto Médico-Legal (IML) deve confirmar (ou negar) a prática de crime. Ela também procurou a escola e a Santa Casa logo após ter conhecimento do fato.

Em declarações ao site g1, ela afirmou:

“Mesmo depois disso, ele está do mesmo jeito. Ele tem a cabeça de uma criança de cinco anos, então para ele é uma brincadeira e não tem noção do que aconteceu. Mas eu vi o vídeo, não foi uma brincadeira. Arrancaram a roupa dele, puxaram o cabelo”, contou.

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo informou que a direção da unidade escolar foi afastada preventivamente e que uma apuração administrativa está instaurada na Diretoria de Ensino de Votuporanga, que pode resultar em sanções administrativas contra funcionários da escola.

Os alunos suspeitos de envolvimento no crime também foram afastados das aulas.

Fachada da unidade escolar. Foto: Divulgação

últimas