PREMIAÇÃO

Votuporanga é destaque mais uma vez no prêmio Band Cidades Excelentes 2023

Votuporanga é destaque mais uma vez no prêmio Band Cidades Excelentes 2023

1º lugar em dois pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e em Saúde e Bem-estar

1º lugar em dois pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e em Saúde e Bem-estar

Publicada há 5 meses

Votuporanga: 1º lugar em dois pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e em Saúde e Bem-estar. Foto: Divulgação

Da Redação

Pelo segundo ano consecutivo o prefeito de Votuporanga Jorge Seba recebeu premiações pelo Prêmio Band Cidades Excelentes 2023. Desta vez, a cidade conquistou o 1º lugar em dois pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e em Saúde e Bem-estar; e ficou entre as três finalistas do Estado em mais dois pilares: Educação e Cidades Excelentes, sendo este, o prêmio principal da noite, denominado também de prêmio IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). O prefeito participou da cerimônia na noite de domingo (12/11) nos estúdios da emissora, em São Paulo, acompanhado da primeira-dama Rose Seba.

As premiações recebidas, mais uma vez, validam a excelente gestão do prefeito Jorge Seba à frente da Prefeitura. “Consideramos esta premiação como o Oscar da Gestão Pública. Agora, avançamos para a etapa nacional, que será em dezembro, levando novamente o nome de Votuporanga para todo o Brasil. Mais uma vez, deixo aqui minha gratidão e meu reconhecimento ao trabalho e dedicação de todos os servidores que fazem do nosso Governo essa Administração de excelência” disse Seba.

Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

Com média de 72,40 pontos, Votuporanga foi a melhor de todo o Estado de São Paulo entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes. Neste pilar, foram analisados indicadores que levam em consideração o cumprimento de metas e a entrega do serviço público com excelência. Entre os índices analisados estão: percentual de endividamento líquido, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal, índice de transparência, entre outros.

“Votuporanga conseguiu comprovar que é uma cidade que possui rigor administrativo que favorece o bem comum dos moradores. Entre os destaques estão a economia sólida e o fato de ser um dos maiores polos moveleiros do País”, afirmou os apresentadores durante o vídeo que demonstra porque Votuporanga ficou em primeiro lugar.

Saúde e Bem-estar

Cuidado, prontidão, atendimento humanizado e prevenção. Neste pilar, um dos mais relevantes, Votuporanga apresentou a melhor combinação positiva de resultados, com média de 72,14. Entre os indicadores analisados para obtenção da média estão: cobertura da Atenção Primária, expectativa de vida ao nascer, número de leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes, mortalidade infantil, vacinação contra a Covid, mortes por Covid, aplicação de recursos na área da Saúde, entre outros.

Educação

No pilar Educação, Votuporanga ficou entre as três melhores cidades do Estado, com média de 79,47. Entre os indicadores analisados estiveram: resultado do Ideb, acesso à Educação Infantil, percentual de aplicação de recursos do Fundeb, gastos com educação por aluno por ponto do Ideb, entre outros aspectos.

Cidades Excelentes (Prêmio IGMA)

No prêmio Cidades Excelentes, considerado o principal da noite, denominado também de Prêmio IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), Votuporanga também ficou entre as três melhores do Estado, com média de 75,11. Nesta categoria foram analisados as médias e pontuações obtidas em todas as demais categorias, entre elas, destacaram-se também: Infraestrutura e Mobilidade Urbana, pilar em que Votuporanga obteve a melhor nota, 85,34; Sustentabilidade, com 73,85; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, com 67,45.

Prêmio Band Cidades Excelentes

Band Cidades Excelentes premia os municípios que proporcionam a melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. Uma cidade excelente deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila).

A premiação analisou 62 indicadores ao todo construídos a partir dos pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

Fonte: AsCom Votuporanga

últimas