OPERAÇÃO

PF prende mais um envolvido com tráfico e lavagem de dinheiro na região

PF prende mais um envolvido com tráfico e lavagem de dinheiro na região

Também foram apreendidos dois carros de luxo e uma motocicleta

Também foram apreendidos dois carros de luxo e uma motocicleta

Publicada há 4 meses

Da Redação

A Polícia Federal (PF) de Jales prendeu mais um acusado de participar do esquema de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro na região.

A nova detenção, de um homem de 29 anos de idade, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 08/12/2023 e foi efetivada no Bairro Santo Expedito, em Jales. Também foram apreendidos dois carros de luxo e uma motocicleta. Ambas obedecem ao cumprimento de um Mandado de Prisão Preventivo e outro de Busca e Apreensão.

O acusado foi encaminhado a um centro de detenção e ficará à disposição da Justiça.

Viaturas na sede da PF de Jales. Foto: Divulgação

A operação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 28/11/2023, a Operação 'Torre Eiffel' que tem como objetivo desarticular organização criminosa que atua no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em várias cidades do interior de São Paulo, bem como em outras cidades de Minas Gerais e Santa Catarina. Duzentos policiais federais, com o apoio da Polícia Militar de São Paulo estão cumprindo quarenta mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão temporária e onze mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Estadual de Santa Fé do Sul/SP nas cidades de Jales, São José do Rio Preto, Monte Aprazível, Rio Claro, Piracicaba, Americana, Sumaré, Santa Bárbara d´Oeste e Guarujá, em São Paulo, além de Camburiú-SC e Catuti-MG.

Durante as investigações, a PF identificou um grande esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, que tinha como base o município de Santa Fé do Sul/SP, mas repercutia em outras cidades do interior paulista. Em Santa Fé do Sul, a PF identificou pelo menos duas empresas suspeitas (um hotel e um centro de beleza estética) que foram adquiridas pelo líder do grupo para a lavagem de recursos provenientes do tráfico de drogas. A esposa dele figura como sócia no CNPJ destas empresas, que tinham movimentação financeira atípica suspeita. Dois homens foram presos nesta cidade. 

No município de Jales, as investigações demonstraram que o grupo tinha integrantes que “lavavam” os recursos financeiros ilícitos do tráfico em empresas de mototáxi e em um restaurante, além da prática de agiotagem e compra e venda de imóveis e veículos de luxo. Dois empresários foram presos. Em Votuporanga, a PF apreendeu veículos em uma revenda, que mantinha movimentação financeira com outro indivíduo que foi preso na cidade de Balneário Camboriú/SC, mas que administrava de lá vários pontos de vendas de drogas em Votuporanga/SP.

De acordo com as investigações, o núcleo de distribuição de drogas foi identificado como sendo a região de Piracicaba, Americana e Santa Bárbara d’Oeste/SP, região de origem do líder do grupo, que mudou a gestão da organização criminosa para Santa Fé do Sul/SP há pelo menos dois anos. Há poucos meses, após a apreensão de alguns carregamentos de drogas, ele mudou novamente de endereço para um condomínio de luxo em São José do Rio Preto/SP onde foi preso hoje juntamente com sua esposa.

De acordo com as investigações, estima-se que somente nos últimos dois anos, o grupo movimentou mais de R$ 50 milhões em transações financeiras, mobiliárias e imobiliárias relacionadas ao tráfico de drogas utilizando contas de empresas adquiridas pelo líder do grupo bem como em contas de “laranjas” da organização criminosa na compra e venda de bens móveis e imóveis. Dentre as formas de “lavar” o dinheiro do tráfico de drogas foram identificadas movimentações financeiras relacionadas a centros de beleza e estética, hotéis, concessionárias de revenda de veículos, empresas de mototáxis, açougue, supermercado, compra e venda de bens móveis, imóveis, entre eles uma cobertura no litoral, jet-skis, lanchas, joias, veículos de luxo e até mesmo o patrocínio de um time de futebol da região de Americana/SP.

As investigações também demonstraram a relação do líder do grupo com integrantes de facções criminosas. Entre os presos está a esposa do líder do grupo, que é advogada e acredita-se que ela utilizava a sua prerrogativa para atender aos interesses do marido e da organização criminosa principalmente relacionadas a alguns detentos vinculados ao grupo, que estão no sistema prisional paulista. Estas e outras informações serão aprofundadas com a continuidade das investigações.

Entre as buscas e apreensões autorizadas pela Justiça Estadual de Santa Fé do Sul/SP estão sendo apreendidos diversos veículos de luxo, recursos financeiros em espécie, joias, embarcações, bloqueios de contas bancárias e sequestro de imóveis urbanos e rurais relacionadas aos investigados e empresas identificadas durante as investigações. A maioria das apreensões das drogas do grupo durante as investigações foram realizadas nas cidades de Votuporanga e o principal entorpecente distribuído em pontos de vendas de drogas é a cocaína.

Os presos responderão por vários crimes relacionados ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com penas máximas culminadas de até trinta anos de reclusão. Os presos serão conduzidos para unidades prisionais da região em que foram detidos. O material apreendido será levado até a sede da PF em Jales/SP, responsável pelas investigações, para serem analisados no interesse das investigações, que vão prosseguir objetivando identificar outros indivíduos envolvidos na organização criminosa.


últimas