ALERTA!

Dengue: em período chuvoso atenção deve ser redobrada

Dengue: em período chuvoso atenção deve ser redobrada

Em 2023, Fernandópolis registrou 173 casos de dengue

Em 2023, Fernandópolis registrou 173 casos de dengue

Publicada há 3 meses

Da Redação

Todo início de ano é comum o registro de chuvas constantes em Fernandópolis e região. Neste período é fundamental que a população intensifique os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Nos primeiros dias do ano a situação está sob controle no município, graças a uma ação conjunta envolvendo a população e administração pública. 

De acordo com levantamento da Vigilância em Saúde de Fernandópolis, nos primeiros dias de 2024, um caso foi confirmado da doença, estando 09 pendentes e aguardando resultados. Em todos os casos suspeitos são coletados a sorologia, conforme determinação do Ministério da Saúde. Durante todo ano de 2023 o município registrou 173 casos de dengue.    

Para combater a doença, várias ações de conscientização são desenvolvidas pela Prefeitura, bem como o trabalho diário de visitas dos agentes de endemias nas residências e estabelecimentos comerciais. Na constatação de criados do mosquito, o local é vistoriado e o proprietário orientado sobre a importância de manter a área limpa e higienizada para se evitar casos de dengue e demais doenças transmitidas pelo aedes.

Desenvolvemos um amplo trabalho durante todos os meses do ano, mas a população também precisa fazer a sua parte, pois não existem medidas de controle específicas para o ser humano, já que não existe nenhuma vacina ou droga antiviral. O único jeito de prevenir a dengue é o combate ao Aedes aegypti”, comentou o secretário Ivan Veronesi.  

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas