ACUMULADORES

Casal acumula 70 toneladas de material na região; têm até animais mortos

Casal acumula 70 toneladas de material na região; têm até animais mortos

Eles foram detidos por resistirem à operação

Eles foram detidos por resistirem à operação

Publicada há 3 meses

Profissional faz a seleção dos materiais encontrados na casa. Foto: Divulgação / PM Araçatuba

Da Redação

Um casal residente em Araçatuba acumulou, em sua casa, materiais e lixos que podem atingir até 70 toneladas.

A informação é da Prefeitura da cidade que mobilizou uma equipe formada por 40 profissionais de diversas áreas para promover a limpeza do imóvel situado no bairro Verde Parque, que estaria sendo foco de transmissão de doenças.

Uma ordem judicia foi concedida ao município e a operação deflagrada na última segunda-feira, 22/01/2024, por volta das 97h30. Inicialmente foram recolhidas cerca de 30 toneladas de lixo por 12 caminhões da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Havia animais mortos, entre eles um cachorro e cerca de 60 animais peçonhentos. A estimativa é de que ao final dos trabalhos o acumulado descartado passe das 70 toneladas.

Uma Nota Oficial foi emitida pela Prefeitura afirmando que há suspeita de que os moradores nesse imóvel ou pelo menos um deles, possa sofrer de transtorno de acumulação compulsiva. “Esta condição dificulta a capacidade de descartar ou se desfazer de objetos, levando ao acúmulo desordenado e à desorganização dos espaços de convívio”.

O casal resistiu à atuação e chegou a agredir um guarda municipal que acompanhava a limpeza. Policiais foram acionados e os conduziram à Delegacia de Polícia. A mulher ameaçou incendiar uma unidade de saúde da cidade e precisou se vigilância constante da Polícia Militar.

Além do casal, em idade avançada, também foram atendidos dois jovens com idades de 16 e 18 anos.

A operação continua nesta terça-feira, 23.


últimas