ATENDIMENTO

Conheça a diferença de atendimentos entre UPA e Unidades de Saúde

Conheça a diferença de atendimentos entre UPA e Unidades de Saúde

Fluxo correto é importante para a agilidade e o bom atendimento da população

Fluxo correto é importante para a agilidade e o bom atendimento da população

Publicada há 2 meses

Da redação

O município de Fernandópolis possui uma vasta rede pública de atendimento da Saúde, desta forma, é de extrema importância que a população procure utilizar de forma correta os serviços oferecidos. Entre os setores mais procurados estão as Unidades Básicas de Saúde dos bairros e a UPA 24h – Unidade de Pronto Atendimento. 

Seguindo normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, as UBS – Unidades Básicas de Saúde são locais onde os usuários do SUS podem receber atendimento médico para diagnóstico e tratamento de cerca de 80% dos problemas de saúde. São nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, faz atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e de outras doenças, como a tuberculose e hanseníase. As UBS são a porta de entrada do SUS, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais.

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia e atende grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico, seguindo o protocolo de urgência estabelecido na triagem. 

ATENDIMENTOS NAS UBS’s

  • TOSSE / SINTOMAS GRIPAIS / DIARRÉIA / DORES DE GARGANTA, OUVIDO / VÔMITO / ACOMPANHAMENTOS MÉDICO: HIPERTENSÃO ARTERIAL, DIABETES / CONSULTAS E EXAMES DE ROTINA / VACINAS / RENOVAÇÃO DE RECEITAS / ENCAMINHAMENTO DE ESPECIALIDADES / CURATIVOS E RETIRADA DE PONTOS / ALERGIAS / CONJUNTIVITE / TROCAS DE SONDAS / AVALIAÇÃO DE OSTOMIA / PROBLEMAS DENTÁRIOS / PRÉ-NATAL E PUERICULTURA   

ATENDIMENTOS NA UPA

  • SINTOMAS DE INFARTO / DORES NO PEITO / ACIDENTES DE TRÂNSITO OU TRABALHO / DESMAIOS / AVC / FRATURAS, ENTORCES OU LUXAÇÃO / CRISE HIPERTENSIVA / DIABETES DESCOMPENSADA / HEMORRAGIAS / CORTES / CRISES DE ASMA / FALTA DE AR / PICADAS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS / CHOQUE ELÉTRICO / DOR SÚBITA OU AGUDA / QUEIMADURAS / PERDA DA CONSCIÊNCIA / CONVULSÃO / ENGASGOS / INTOXICAÇÕES E TENTATIVAS DE SUICÍDIO 

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas