EDUCAÇÃO

Etecs de todo Estado começam ano letivo de 2024 nesta quarta-feira (7)

Etecs de todo Estado começam ano letivo de 2024 nesta quarta-feira (7)

Mais de 230 mil alunos são aguardados no primeiro dia de aula das 228 Escolas Técnicas

Mais de 230 mil alunos são aguardados no primeiro dia de aula das 228 Escolas Técnicas

Publicada há 2 meses

Cerca de 80 mil calouros são esperados. Foto: Divulgação / Roberto Sungi

Da Redação

Mais de 230 mil estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) iniciam hoje (7) o ano letivo de 2024. Desse total, cerca de 80 mil são novos alunos, ingressantes nos Ensinos Técnico, Médio e Integrado, bem como nas Especializações Técnicas.

Cada uma das 228 unidades do Centro Paula Souza (CPS) preparou atividades para recepcionar os veteranos e os calouros. O estudante pode consultar a Etec em que está matriculado (por telefone, e-mail ou presencialmente) para se inteirar da programação de boas-vindas.

Diversas Escolas Técnicas iniciam o semestre com novidades, como por exemplo a Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, na zona norte da Capital, que passa a oferecer o curso técnico de Equipamentos Biomédicos. A Etec José Rocha Mendes, localizada na zona leste, também da Capital, terá uma nova habilitação, o Ensino Médio integrado ao Técnico (M-Tec) em Design de Moda, no período da tarde. Ainda há novidades nas Etecs Elias Nechar, de Catanduva, e Benedito Storani, de Jundiaí. Ambas darão início a turmas de novas Especializações Técnicas, em Oncologia e Enogastronomia, respectivamente.

Integração

Dividindo o mesmo campus que a Universidade de São Paulo (USP), na Capital, a Etec Cepam dá às boas-vindas para o novo ano letivo com um Giro Cultural pelo espaço. “Oferecemos essa atividade para que os ingressantes conheçam todo o território da USP, no qual a escola está inserida”, explica Erika Caracho Ribeiro, diretora da unidade.

Além disso, os alunos participam de atividades organizadas pelo grêmio estudantil com a equipe da escola, como rodas de conversa com os ingressantes e atividades interclasse. Os calouros participam de um programa de apadrinhamento. A diretora conta que a iniciativa permite aos novatos escolher veteranos para acompanhá-los durante todo o primeiro semestre. “A ação permite que os ingressantes tirem dúvidas sobre o curso e a rotina da escola. Isso ajuda os novos alunos a se sentirem acolhidos e pertencentes à comunidade escolar”.

Mapa interativo

Para as boas-vindas do ano letivo de 2024, a Etec Prof. Mário Antônio Verza, de Palmital, criou um tour virtual, que pode ser assistido no canal do YouTube, para oferecer aos estudantes a oportunidade de explorar o ambiente escolar. “No vídeo o novo aluno pode conhecer todas as instalações da unidade, incluindo laboratórios de informática, enfermagem e química, além do refeitório. O jovem também é apresentado a uma parte do corpo docente e pode conferir depoimentos de outros alunos sobre a rotina escolar”, comenta Isaque Katahira, diretor em exercício da unidade.

A Etec oferece um lanche especial para recepcionar os estudantes, proporcionando um momento de integração entre alunos, professores, coordenadores e a direção. “Esta ocasião nos permite estabelecer conexões significativas e marca o início de uma jornada educacional”, complementa Isaque. A unidade promove ainda uma sessão de ‘Perguntas e Respostas ao Vivo’, oportunidade para que os novos alunos possam interagir e esclarecer dúvidas.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza


últimas