AÇÃO

Prefeitura de Jales vai realizar mais uma edição do projeto Jales + Limpa e “Dia D” contra a Dengue

Prefeitura de Jales vai realizar mais uma edição do projeto Jales + Limpa e “Dia D” contra a Dengue

Intuito de eliminar recipientes que acumulem água e servem de criadouros

Intuito de eliminar recipientes que acumulem água e servem de criadouros

Publicada há 2 meses

Foto: SeCom Jales

Da Redação

Com o objetivo de deixar a cidade mais limpa, bem cuidada, contribuir com o meio ambiente e colaborar para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais, irá realizar no dia 02 de março (sábado), das 7h30 às 13h, o “Dia D” de conscientização e orientação aos moradores e, no dia 04 de março, o início da 4ª Edição do Jales + Limpa, pelos bairros com maiores índices de densidades larvárias do município.

O Projeto Jales + Limpa tem o intuito de eliminar recipientes que acumulem água e servem de criadouros do mosquito da dengue, além de móveis velhos, entulhos que servem de habitat para os escorpiões.

Os resíduos serão recolhidos por máquinas pás-carregadeiras, por isso é necessário que sejam depositados nas ruas em frente as casas e não nas calçadas, para que a máquina tenha acesso e possa efetuar a sua retirada.

De acordo com a secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, as outras edições do Jales + Limpa contaram com a participação da população e ela pede que novamente “todos colaborem com a campanha e façam a limpeza de seus quintais para ajudar a controlar os insetos e animais que utilizam esses materiais como abrigo e criadouro de larvas, evitando as doenças que eles podem causar”.

Segundo a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, casos de dengue estão avançando e preocupando não só Jales, mas toda a região. “Estamos trabalhando para evitar uma epidemia de dengue com a união de forças de todas as secretarias. Esse foi um pedido feito pelo prefeito Luis Henrique e prontamente nos unimos para atender, porém a conscientização da população para conter a proliferação de criadouros do inseto é fundamental. Que todos possam fazer a sua parte mantendo seus quintais limpos e livres de água parada”, acrescentou a secretária.

O prefeito Luis Henrique também falou sobre a importância do projeto: “O Jales + Limpa retira toneladas de entulhos e de possíveis criadouros do mosquito da dengue e de outros animais peçonhentos do meio ambiente e esperamos que nesta quarta edição a adesão seja ainda maior. Uma cidade limpa contribui para uma melhor qualidade de vida de todos e evita a proliferação de vetores causadores de doenças, isso é de extrema importância neste início do ano”.

É importante que a população saiba que material oriundo de restos da construção civil e de podas de árvores não serão recolhidos por equipes do Jales + Limpa. “Fiquem atentos ao dia de atendimento do seu bairro e deposite seus resíduos, de preferência, um dia antes do caminhão passar. Os caminhões passarão sempre nas datas estipuladas no cronograma”, ressaltou Sandra.

O cronograma do Jales + Limpa poderá ser alterado em função da demanda de cada bairro, mas tudo será divulgado semanalmente no site da Prefeitura (www.jales.sp.gov.br) e no Facebook e Instagram (facebook.com/prefeituradejales e @prefeituradejales). Haverá ainda distribuição de panfletos, carros de som e anúncios nas mídias da cidade sobre a data em que os bairros serão atendidos, para que possam fazer a separação dos resíduos volumosos, como móveis velhos e restos de madeira, informou o secretário de Comunicação, Douglas Zílio.

No primeiro dia do projeto, 04 de março, segunda-feira, o mutirão será iniciado nos bairros: Residencial Monte Líbano/Jacb I/ Jacb II/ Jardim Nova Jales/ Jardim Nova Jales II e Residencial Alvorada.

Na terça-feira, 05, os bairros Jardim Arapuã/ Cohab Arapuã/ Jardim Zafani/ Jardim Ipiranga/ Loteamento João  Colodetti/ Cohab Pedro Nogueira/ Residencial Vila Mariana/ Residencial Maria Gabriela/ Jardim Santo Expedito /Jardim Euphly Jalles receberão as equipes do projeto.

Na quarta-feira, dia 06, os bairros contemplados serão 2: Chácara Subida Preta/ Residencial Duana/ Jardim Nossa Senhora Aparecida da Boa Vista/ Vila Maria/ Jardim Paulo VI/ Jardim Novo Mundo/ Jardim Brasilia/ Jardim Ana Cristina/ Jardim Samambaia/ Jardim Aclimação/ Jardim Estados Unidos/Parque Iindustrial II/ Parque Industrial III/ Jardim São Gabriel).

No dia 07, quinta-feira, será a vez dos bairros: Residencial Big Plaza/ Cohab Dercílio Joaquim de Carvalho/ Cohab Santo Hernandes Argentina/ Cohab Roque Viola/ Vila União/ Jardim Romero/ Residencial José Rodrigues).

Na sexta-feira, dia 08, serão atendidos os seguintes bairros: Jardim Paulista/ Vila Nossa Senhora Aparecida/ Jardim Paraíso/ São Judas Tadeu).

No dia 11, segunda-feira, as equipes do projeto estarão nos bairros: Jardim Pêgolo/ Jardim Pêgolo II/ Chácara Bandeirantes/ Jardim Elisa/ Chácara Alto do Marimbondo/ Chácara Bela Vista/ Vila Santa Isabel/ Jardim Primavera/ Jardim das Palmeiras/ Residencial São Lucas/ Jardim Pires de Andrade/ Alto do Ipê/ Vila Nascimento/ Vila Stafuzza/ Jardim Oiti/ Vila São José/ IV Centenário/ Vila Pinheiro/ Vila Norma/ Jardim Maria Paula/ Residencial Maria Silveira/ Jardim Bom Jesus/ Jardim Morumbi).

No dia 12, terça-feira, será a vez do Jardim América 1ª parte/ Jardim América 2ª  parte/ Jardim América 3ª parte/ Jardim América 4ª parte/ Jardim Trianon).

No dia 13, quarta-feira, o projeto atenderá os bairros: Jardim Europa/ Loteamento Avenida/ Loteamento Fassa/ Vila Rodrigues/ Jardim Nova Vida/ Vila Micena/ Jardim Micena/ Vila Goldoni/ Vila Helizabeth/ Vila Santa Ines/ Vila Ines/ Jardim Castelo).

Na quinta-feira, dia 14, será a vez do Jardim São Jorge/ Jardim Brasil/ Jardim Guarani/ Jardim Eldorado/ Vila Talma/ Jardim Tangará/ Jardim Nova Iorque/ Jardim Soraia/ Residencial Paineiras/ Residencial Paineiras II/ Parque São Bernardo/ Jardim São Francisco de Assis/Cohab Honório Amadeu).

Na sexta-feira, dia 14, o Jardim Monterey/ Chácara Bairro do Aeroporto/ Jardim Municipal/ Cohab Renascer/ Jardim Tropical/ Cohab Nelzia Stelutte/ Jardim do Bosque/ Parque Industrial I/ Parque das Flores) recebem as equipes do Jales + Limpa.

Para encerrar, nos dias 18 e 19 de março, segunda e terça-feira, o mutirão passará pelas ruas do Centro da cidade. 

últimas