DENGUE

Fernandópolis registra 26 casos positivos de dengue e 152 notificações

Fernandópolis registra 26 casos positivos de dengue e 152 notificações

Aedes Aegypti: população deve ficar atenta aos focos do mosquito

Aedes Aegypti: população deve ficar atenta aos focos do mosquito

Publicada há 2 meses

Da Redação

Durante as estações chuvosas aumentam as campanhas e ações de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus causador da doença.

Em Fernandópolis, o setor de Combate à Dengue da Secretaria Municipal da Saúde desenvolve um amplo trabalho de combate à dengue o ano todo. Uma equipe composta por 39 agentes de endemias desenvolve ações de visitas: casa a casa, ponto estratégico, imóveis especiais, Informação Educação e Comunicação, orientando a população sobre a importância de manter a área limpa e higienizada para se evitar casos de dengue e demais doenças transmitidas pelo Aedes. Os agentes fazem, ainda, a utilização de larvicidas e de produtos alternativos quando necessária e eliminação dos criadouros.

As ações de conscientização também acontecem nas escolas, Unidades de Saúde, instituições e demais locais, visando sempre promover uma ação conjunta com a comunidade para que todos contribuam com a proposta de eliminação Aedes aegypti, evitando que a dengue aumente. 

Com a frequência de chuva dos últimos dias, nesses primeiros meses de 2024 foram 152 notificações de dengue, destas 26 positivas e 96 ainda pendentes de resultados. Durante todo ano de 2023 o município registrou 173 casos da doença.    

“Para combater a dengue, várias ações são desenvolvidas pela Prefeitura, mas é importante uma ação conjunta com a população, pois o único jeito de prevenir é o combate ao Aedes aegypti”, comentou o secretário Ivan Veronesi.  

COMO ELIMINAR OS CRIADOUROS

O Aedes Aegypti é preto com pintinhas brancas ao longo do corpo. O ciclo do mosquito, da colocação do ovo até a fase adulta, dura entre 10 e 12 dias, em média. Em condições favoráveis (água limpa, parada e calor) o mosquito se desenvolve em até nove dias. Quando está adulto, o tempo de vida dele pode variar de 45 a 60 dias.

Todo e qualquer objeto que possa acumular água pode se tornar um criadouro do mosquito, seja um balde esquecido no quintal, em calhas das casas ou uma tampinha de garrafa que fica ao ar livre. Por isso, o Centro de Controle de Zoonoses orienta que toda semana seja feita uma vistoria na residência ou local de trabalho.

MAIS DICAS PARA O CONTROLE DA DOENÇA

-O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito; 

-Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;

- É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;

- Descarte pneus usados em locais autorizados;

- Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;

- Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.

SINTOMAS

As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika. e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika. Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas